Ainda sobre o Dia do Jornalista

É uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo uma grande alegria fazer parte da equipe do governo do Acre, respondendo pela pasta da Comunicação! É um prazer viver este momento, porque tenho respeito e admiração pelo trabalho dos meus colegas jornalistas com quem nos comunicamos diariamente. Seja por meio de respostas ou mesmo pelo envio de boas notícias, por meio de releases e matérias.

Gratidão ao governador Gladson Cameli também pelo reconhecimento da importância do ofício dos jornalistas. Um agradecimento que é extensivo a toda a equipe de governo, que vê na comunicação um fator de extrema importância e uma atividade essencial para a vida em sociedade, e mesmo para a sobrevivência.

Neste momento, também é pertinente frisar que nenhum outro governo deu tanta liberdade para a imprensa acreana como a atual gestão. Como secretária de Estado de Comunicação, a orientação que recebo todos os dias é para respeitar e valorizar o trabalho dos nossos colegas repórteres e jornalistas.

Somos um governo democrático, que respeita as críticas que eventualmente são feitas pela imprensa. Este é um governo que não persegue ninguém por pensar diferente. É um governo que respeita as diferenças e, nessas condições, pra mim é uma grande honra ocupar este cargo.

Temos nos empenhado em dar o melhor de nós para que informações relevantes cheguem aos 22 municípios acreanos, incluindo os recantos mais isolados do estado.

Buscamos cumprir essa missão por meio das rádios do Sistema Público de Comunicação, Difusora e Aldeia, da Agência de Notícias e também da imprensa privada, que abastecemos diariamente com informações sobre as ações de governo.

E, por citar as emissoras e unidades de comunicação, aproveito o ensejo para fazer um especial agradecimento à Secretaria de Infraestrutura do Estado, na pessoa do seu titular Cirleudo Alencar, e à Secretaria de Fazenda, por meio do secretário Amarísio Freitas, pois o trabalho dessas equipes nos permitiram, no Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril, assinar uma ordem de serviço para realizar reforma nos prédios das rádios Aldeia de Rio Branco; Aldeia e Difusora de Sena Madureira; Difusor, de Feijó; e na sede da Secretaria de Comunicação (Secom), em Rio Branco. Em breve, teremos também a reforma do estúdio da Difusora de Rio Branco.

Tenho absoluta certeza de que nunca se investiu tanto na reestruturação da comunicação como na atual gestão. Agradeço ao governador que, com a medida, atende de uma só vez, de modo sensível e humano, a população e os servidores públicos que atuam nessas unidades. Todas essas melhorias certamente nos auxiliam na realização de um trabalho qualificado, a cada dia mais importante na construção social.

Hoje, os canais de comunicação se diversificaram e a produção de conteúdo e a divulgação foram largamente favorecidas com a popularização das ferramentas tecnológicas e o surgimento das mídias sociais, como Facebook, Youtube, Twitter e Instagram, entre tantas outras redes sociais, de modo que muitos cidadãos podem obter visibilidade.

Entretanto, é importante cultivarmos o discernimento  de que jornalismo de verdade é feito exclusivamente por profissionais competentes e éticos.

Quero agradecer a todos os colegas das emissoras de televisão, das rádios e dos sites e dizer que vocês são pessoas muito importantes! O trabalho que vocês exercem é essencial para que possamos continuar buscando melhorias.

Encerro essas palavras deixando as portas da nossa Secretaria de Comunicação abertas para colaborar, pois essa união beneficia, sobretudo, a nossa população.

Nayara Lessa é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Instituto de Ensino Superior do Acre e mestra em Letras pela Universidade Federal do Acre. Atualmente é secretária de Comunicação do Governo do Estado do Acre

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter