Agroindústria de Tarauacá realiza adequações na produção de polpas açaí

Os equipamentos  (Foto: Miriane Teles/Secom)
(Foto: Miriane Teles/Secom)

Em junho, a Agroindústria de Tarauacá completa um ano. Nesse período, muito se avançou para o funcionamento adequado na produção de polpas de açaí nativo. Recentemente, o secretário de Pequenos Negócios Henry Nogueira visitou o empreendimento para ouvir os membros da cooperativa e acompanhar o desenvolvimento da atividade.

A Secretaria de Estado de Pequenos Negócios cedeu um caminhão para a Cooperativa Agroextrativista de Tarauacá (Caet), que administra a estrutura industrial. O investimento foi de R$ 146 mil, resultado do convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego e beneficiou 150 famílias que trabalham no empreendimento coletivo.

“As coisas estão melhorando. Com o caminhão, a gente conseguiu levar para Rio Branco 15 mil quilos de açaí, parte da nossa produção. E no dia a dia, o transporte é utilizado para entregar produtos da merenda escolar”, disse o representante da cooperativa, Irismar Souza.

Já foi processada a primeira safra na indústria. No dia da visita, todos os equipamentos estavam em inspeção. Na semana passada, encerrou-se o treinamento com o maquinário.

Desenvolvendo a indústria

A Indústria de Processamento de Polpa de Frutas e Unidade de Empacotamento de Grãos (Agroindústria de Tarauacá) recebeu R$ 400 mil em investimentos do governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens).

A polpa do açaí é um produto muito consumido pela população acreana (Foto: Miriane Teles)
A polpa do açaí é um produto muito consumido pela população acreana (Foto: Miriane Teles)

O maquinário instalado permite o processamento de 300 quilos por hora. O açaí passa pelo limpador, esteira talisca, rosca de massuração, despolpadeira, tanque pulmão de 1° e 2° estágio, pasteurizador e embaladora. Entretanto, está em andamento as adequações para a retirada do selo de inspeção estadual (SIE), que atesta a qualidade do produto, expedido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf).

Consolidando cadeia produtiva

A maioria dos cooperados residem às margens de rios e igarapés da região. A produção de açaí é tradicionalmente forte no Envira, principalmente na cidade vizinha Feijó. Em 2014, a a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) entregou 20 mil mudas de açaí em Tarauacá. A expectativa é que a safra deste ano seja entre 50 e 100 toneladas. A agroindústria é uma oportunidade agregar valor ao produto regional.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter