Agricultura familiar sustentável é destaque na Expoacre Juruá 2009

Governador Binho Marques participou da noite de encerramento da feira que trouxe muitas novidades e bons negócios

binho_visita_expoacre_juru_foto_sergio_vale_05.jpg

Governador Binho Marques conheceu empreendimentos da região na feira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

binho_visita_expoacre_juru_foto_sergio_vale_04.jpg

Um dos destaques da ExpoJuruá foi a mostra do fortalecimento da economia rural (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Binho Marques participou neste domingo, 30, da noite de encerramento da Expoacre Juruá 2009, em Cruzeiro do Sul. A festa deste ano reuniu 260 expositores (26 a mais que a edição 2008) e registrou visitação média de 25 mil pessoas por dia, demonstrando que se consolida como mostra de oportunidades e desenvolvimento para o Vale do Juruá. O destaque deste ano, avaliou o governador, é a agricultura familiar sustentável. "Podemos ver crescente toda a produção aqui", disse Marques.

O Governo do Estado vem implementando políticas que cada vez mais resultam em maior produtividade de várias espécies, mas principalmente frutas, verduras, legumes e pequenos animais, situação que contribui com a segurança alimentar e o fortalecimento econômico das comunidades. O governador constatou vários exemplos desse processo de fortalecimento no estande da agricultura familiar na Expoacre Juruá 2009, espaço que agregou cinco associações (Associação das Mulheres da Comunidade Biscoito, Associação dos Horticultores de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, Associação Esperança Viva, Associação dos Produtores de Amendoim de Mâncio Lima) e três cooperativas (Coopersonhos, Cooperfarinha e Casavaj) todas representantes de comunidades localizadas na região, especialmente ao longo do rio Juruá.

A produção ainda não é suficiente para abastecer o mercado regional, mas é sustentável, observou o governador. A partir de investimentos em pesquisa, assistência técnica e extensão rural, os produtores do Vale do Juruá obtém produtos de qualidade cujo cultivo de resultados era tido como improvável naquela região. Tomate, cebola de cabeça e repolho estão entre as espécies que já encontram aceitação e conhecimento entre os produtores. O próximo passo é, conforme anunciou Binho Marques, dar escala à produção.

Um dos fatores que irão contribuir com a expansão da agricultura familiar no Vale do Juruá é o Programa de Fortalecimento dos Municípios do Acre (Pró-Município) que vem investindo no fortalecimento da produção -além de saúde e educação -através de parcerias com as prefeituras. No Juruá, essas políticas irão  consolidar a produção de alimentos e a economia  de cerca de cem comunidades no curto prazo.

O Governo do Estado dissemina pelo Juruá tecnologias como os ambientes cobertos para em busca de escala e qualidade. Já são doze unidades implantadas e outras 26 em construção, as quais devem ficar prontas até dezembro próximo. Duas comunidades-pólo -uma no Igarapé Preto e outra na Vila Assis Brasil – que servem de referência para outras menores, estão sendo beneficiadas.  Centenas de famílias são atendidas. Apenas no Seringal Florianópolis, no rio Juruá, mais de 200 pessoas participam  diretamente dos ganhos dessas políticas. "Agregar valor aos nossos produtos mudou tudo na nossa comunidade", disse o líder da comunidade Amarílio da Silva. No Seringal Florianópolis  estão sendo fabricados açúcar mascavo, rapadura, alfenim e outros.

expo_jurua_18_onofre_brito.jpg

Tomate, cebola de cabeça e repolho estão entre as espécies que já encontram aceitação e conhecimento entre os produtores da região (Foto: Onofre Brito/Secom)

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vem realizando importantes experimentos que vão agregar valor à produção familiar, como a farinha de mandioca com gengibre e novas cultivares de banana. "O que vemos aqui é a emancipação de boa parte da produção familiar. Ainda temos muitos desafios mas o esforço se concretiza  nesta  Expoacre Juruá", afirmou Binho Marques.

Novo espaço – A Expoacre Juruá ganha um novo espaço a partir de 2010. Realizada atualmente na Avenida Mâncio Lima, o evento cresceu ao ponto de não ter mais condições adequadas para ser realizado naquele local e deve ser transferido para a Arena do Juruá, estádio de futebol que está sendo construído em Cruzeiro do Sul. O modelo é a Arena da Floresta, cujo estacionamento é hoje um grande espaço para shows e eventos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter