Das páginas de José Saramago para os palcos do Acre

Espetáculo teatral "Levantado do Chão" é adaptação do romance do escritor português pelos alunos da Usina de Arte João Donato e estreia neste fim de semana em Rio Branco

levantando_do_chao_02.jpg

História conta a saga da família Mal-Tempo da obra de Saramago (Foto: Diego Gurgel)

Em 1980, o escritor português José Saramago lançou o romance "Levantado do Chão". Desde então, o livro foi considerado pela crítica uma das obras fundamentais do autor, vencedor do prêmio Nobel de Literatura. Agora, uma adaptação do romance chega aos palcos acreanos no espetáculo teatral "Levantado do Chão", que estreia em Rio Branco dia 4 de setembro, às 20 horas, na Usina de Arte João Donato, e fica em cartaz até 4 de outubro.

O romance de José Saramago nos faz mergulhar na vida de dor e sofrimento de 4 gerações: Domingos Mau-Tempo, o seu filho João e os netos António e Gracinda, casada com Manoel Espada e mãe de Adelaide. Eles representam o povo do Alentejo. Um povo do campo, pobre, trabalhadores da terra, que lutam contra as forças opressoras (os latifundiários, as forças da ordem e a Igreja). A adaptação para o teatro foi feita pelo dramaturgo Juarez Dias e será representada pelos alunos dos cursos de Teatro e Música da Usina de Arte.

Adaptar uma obra literária tão grande e marcante como "Levantado do Chão" é um desafio. São quase 400 páginas de uma saga gigantesca, escrita por uma das maiores personalidades da literatura mundial. Para os palcos, foi optado cortar as histórias paralelas e se concentrar apenas na saga da família Mal-Tempo, desde o início do século XX, em Portugal, em 4 gerações da família, até a Guerra dos Cravos.

No palco teremos a luta do povo do campo pela dignidade, passando pelos vários ritos da vida, como o nascimento, amor, luta e morte. Tudo isso em várias narrações, além da convencional, indo do musical aos standart’s em xilogravuras, que servirão como páginas de um livro para passagens importantes do espetáculo. "O teatro tem esse poder de síntese, um capítulo inteiro pode virar uma única canção", explica Cida Falabella, diretora artística da peça.

"Aqueles que do chão se levantaram"

levantando_do_chao_01.jpg

Espetáculo é resultado do curso de Teatro e Música da Usina de Arte João Donato (Foto: Diego Gurgel)

Quem vê os ensaios dos alunos de Música e Teatro da Usina de Arte para o espetáculo "Levantado do Chão", fica admirado com o trabalho que está sendo realizado. A representação artística da luta do povo do campo e sua exploração não é uma cena da realidade que pode ser visualizada apenas em Portugal, mas também no Brasil e no mundo.

O espetáculo terá cerca de duas horas de duração, num ritmo forte, mas que sabe transmitir tudo aquilo a que vem, entre músicas, coreografias e atuações que serão capazes de mexer com várias emoções. O trabalho de Cida Falabella na direção artística e Roberto Bürgel na direção musical não para. Mesmo faltando pouco tempo para a estréia, todos os ensaios são discutidos e avaliados para que o produto final chegue melhor possível para o público.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter