Agentes penitenciários vistoriam reeducandos que utilizam tornozeleiras eletrônicas

A operação que entrou pela madrugada de domingo fiscalizou cerca de 500 presos que usam tornozeleiras eletrônicas (Foto: Cedida)

No último fim de semana, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), por meio do Monitoramento Eletrônico, desencadeou uma operação visando fiscalizar os reeducandos que cumprem pena utilizando as tornozeleiras eletrônicas.

Cerca de 50 agentes penitenciários participaram da operação, que foi realizada entre a noite de sábado, 17, e a madrugada de domingo, 18. A ação se deu simultaneamente em Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e Rio Branco.

“Mais de 500 presos que gozam do benefício de utilizarem as tornozeleiras eletrônicas e cumprem pena em casa foram vistoriados, pois a ideia era fiscalizar o equipamento para saber se há alguma irregularidade por parte dos reeducandos”, destacou o coordenador do monitoramento eletrônico, Marcelo Lopez.

Lopez diz ainda que, apesar de o sistema apontar, em tempo real, pela central de monitoramento, o local exato de onde o reeducando se encontra, a fiscalização serviu para aferir se o próprio está no local determinada pela Justiça. “Alguns tentam burlar o sistema, a nossa vistoria serviu para ver se todos estavam em casa como rege a Lei de Execuções Penais”, explicou.

Durante a operação, uma pessoa em Cruzeiro do Sul e duas em Rio Branco foram flagradas tentando romper as tornozeleiras, os agentes apreenderam os meliantes e medidas serão adotadas de acordo com a lei.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter