O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) receberá 100 novos agentes penitenciários que estavam à disposição do Instituto Socioeducativo (ISE). Esses profissionais foram contratados pelo Iapen por meio de concurso público. Com a contratação via processo simplificado do ISE, os agentes retornam a seus postos.
O curso, com duração de 15 dias, teve início em 24 de abril e vai até meados deste mês. Os novos agentes estão recebendo conhecimentos teóricos e práticos para reforçar a segurança dos presídios do Acre.
Na parte teórica, os agentes passam a ter noções sobre leis estaduais e federais, direitos humanos, lei de execuções penais (LEP) e outras. Na prática, os instrutores ensinam técnicas de imobilização, intervenção, noções de escolta, uso de algemas, comunicação operacional, uso progressivo da força e gerenciamento de crise.
As instruções são ministradas por servidores públicos da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e do Ministério Público do Estado do Acre.
De acordo com o instrutor tenente-coronel da Polícia Militar, Atahualpa Ribera, essa troca de experiência é muito válida entre as instituições. “Estou ministrando aulas sobre direitos humanos. O conhecimento é algo que liberta a pessoa. Uma maneira de manter a segurança para o próprio servidor público é conhecer a legislação”, frisou Ribera.