Dando continuidade às ações desenvolvidas em Feijó, os agentes da autoridade de trânsito, ministraram palestras educativas da Operação Álcool Zero, sobre os perigos de beber e dirigir. Ao todo, devem ser efetuadas sete palestras, em duas escolas da rede pública do município, aos alunos do ensino médio e Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Os agentes, que são símbolo da fiscalização de trânsito do Detran, participam da ação, que está sendo realizada pela primeira vez em todo o estado, com o objetivo de evidenciar que o interesse da autarquia está além de multar ou qualquer outra punição, tendo seu foco, contudo, na sensibilização dos condutores.
Carlos Jorge Saboia é um dos agentes do Detran envolvidos no projeto e explica que apesar de nova, a experiência está sendo gratificante. Ele afirma que passou a ver a fiscalização com outros olhos, a considerar mais o lado do condutor. “Se o agente faz esse trabalho educativo, a gente vai ter a oportunidade de passar para a população outra imagem, tirar aquele velho estigma de que o órgão está ali só para multar, para mexer no bolso do cidadão”.
A coordenadora de educação de trânsito do Detran entende que a parceria entre os agentes e a educação de trânsito é benéfica para o órgão, mas sobretudo para a população que usufrui do trânsito diariamente.
As palestras realizadas pelos agentes de trânsito da autarquia de trânsito devem continuar sendo realizadas e se estender a outras instituições, não somente de ensino, como também de outros gêneros.