Ageac e Cohab realizam palestra de conscientização sobre o câncer de colo de útero e mama

As instituições do Estado estão unidas para salvar as vidas das mulheres e fazem isso com uma linha de cuidado preventiva. Nesta sexta-feira, 21, as servidoras da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageac) e da Companhia de Habitação (Cohab) estiveram reunidas para participar de uma palestra de conscientização sobre cuidados e a prevenção feita com exames de câncer de colo do útero e mama. 

Servidoras da Ageac e Cohab em ação contra o câncer de mama. Foto: Cedida.

A palestra foi coordenada pela enfermeira Gabriela Oliveira, do Hospital do Amor, que abordou algumas questões sobre a importância dos exames preventivos, além dos sintomas e os procedimentos que devem ser tomados em caso de quaisquer sinais de nódulos anormais. Na ocasião foram esclarecidas algumas dúvidas e a disponibilidade para a realização de exames preventivos no Hospital do Amor.

A servidora da Divisão de Energia Elétrica,  Rosângela Valerio Monteiro de Albuquerque, disse: ” No ano passado consegui convencer minha irmã a fazer os exames preventivos, mesmo ela sendo curada do câncer de mama desde 2019, mas ela  sabia que precisava continuar fazendo os exames anualmente”.

Na ocasião foram esclarecidas algumas dúvidas e a disponibilidade para a realização de exames preventivos no Hospital do Amor. Foto: Cedida.

É preciso buscar a medicina preventiva. Pensando nisso, a presidente da Ageac, Mayara Lima, destaca: ” Ações como está pretendem reforçar os cuidados com a saúde. Além disso, está comprovado cientificamente que o exame preventivo salva vidas e nossa intenção é exatamente fazer um alerta para os servidores buscarem assistência médica”.

Mayara Lima, presidente da Ageac, fala sobre a importância da prevenção. Foto: Cedida.

Mais de cem servidores participaram da palestra de conscientização que pretende chamar a atenção para o alto índice de mortalidade do público feminino.

O mês de outubro destaca muitas ações de prevenção para combater o câncer de mama e do colo do útero. As campanhas desse período são realizadas em inúmeros órgãos da  Administração Pública e tem a finalidade de priorizar a saúde da mulher. 

Para a presidente da Cohab, Thamires das Graças, a palestra é um alerta. A gestora afirma: “Nós mulheres precisamos nos conscientizar, e ter nosso autocuidado, pois isso representa um ato de amor. Além disso, é importante realizar os exames preventivos para que com um diagnóstico precoce, a mulher tenha maior chances de cura, por isso é fundamental fazer o autoexame”.

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter