Adolescentes em medidas socioeducativas expõem projeto na Expociência

Oito adolescentes apresentam trabalhos com energia sustentável para utilização em lâmpadas (Fotos: Marcelo Torres)
Oito adolescentes apresentam trabalhos com energia sustentável para utilização em lâmpadas (Fotos: Marcelo Torres)

Adolescentes que cumprem medidas no Instituto Socioeducativo (ISE) participam da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (Expociência), realizada na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Durante os dias 21 e 22 de outubro, os alunos da escola Darquinho expõem o projeto De Olho na Tecnologia Sustentável.

Durante esses dias de exposição, participam oito adolescentes em conflito com a lei. Eles apresentam trabalhos de pesquisa na área de energia sustentável para utilização em lâmpadas, abajures e lamparinas feitos de origami (arte japonesa de dobrar papel, criando representações de objetos com as dobras geométricas).

“Essa atividade além de tirá-los da ociosidade, propõe alternativas renováveis para a preservação do meio ambiente, levando os jovens para conscientização e reutilização desses recursos”, destacou o diretor-presidente do ISE, Rafael Almeida.

Para o jovem W.I.V, essa é uma oportunidade de adquirir conhecimentos em ciências para o dia a dia, pois aproveitar energia solar sem agredir o meio ambiente é uma ideia a ser adotada por empresas  do Brasil na área de tecnologia.

Já M.P.S ressalta que, apesar de estar acolhido em uma unidade socioeducativa, é gratificante poder ser acompanhado pelos diretores e professores. “Chegamos aqui sem nenhuma expectativa, porém, recebemos uma injeção de autoestima para que possamos mudar nossa maneira de agir e pensar em nosso futuro. Agradeço a cada um por acreditarem em nós, pois o reflexo disso é poder participar dessa feira de grande importância para a sociedade”, salientou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter