Acremel é a grande vencedora no Prêmio Chico Mendes

secom_SV_16122014 (2)
Foi conferido o valor de R$ 10 mil para a empresa, além do Certificado de Reconhecimento e o troféu “Castanha de Bronze”, criado a partir de madeira certificada. (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A Cooperativa dos Criadores de Abelhas do Estado do Acre (Acremel) foi a grande vencedora do Prêmio Chico Mendes de Florestania, que ocorreu na noite da segunda-feira, 15, na Praça dos Colonos, por iniciativa rural, comunitária e florestal. Foi conferido o valor de R$ 10 mil para a empresa, além do Certificado de Reconhecimento e o troféu “Castanha de Bronze”, criado a partir de madeira certificada.

A cooperativa, que foi fundada em 13 de julho de 2013 e conta com mais de 40 membros, que juntos consolidam a produção do mel no Estado. O trabalho da Acremel é voltado para a busca da excelência do produto, procurando maior qualidade e o aprimoramento da cadeia produtiva. Em 2014, foram produzidas cerca de 15 mil toneladas de mel.

Com a quantia ganha no prêmio, a empresa investirá na compra e revenda de mel de diversos produtores do estado. “A cooperativa tem todo um planejamento. Esse dinheiro será totalmente destinado para capitalizar a empresa. Vamos comprar dos produtores e comercializar. Isso gerará um bom lucro para todos os membros envolvidos na empresa”, explica o presidente da Acremel, Sebastião Pedro Reda.

O incentivo da criação da cooperativa partiu quando o governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) e Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), instituíram um programa de fortalecimento de apicultura e meliponicultura, promoveram capacitação com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e cederam milhares de caixas de abelhas, o que impulsionou a produção.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter