Acrelândia recebe campanha contra o desperdício de água

Serviços de manutenções da rede se somam as orientações educacionais (Foto Cedida)
Serviços de manutenção na rede se somam às orientações educacionais (Foto Cedida)

Um dos efeitos provocado por este período de estiagem é a redução do nível de mananciais e reservatórios da região, fato que compromete a regularidade do processo de captação e distribuição de água.

Como forma de orientar o uso adequado desse recurso natural, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) promove a campanha “Nós Contra o Desperdício” em Acrelândia.

Os serviços de instalação ou substituição de hidrômetros, reparos nas tubulações e contenção de vazamentos se somam às orientações educativas.

“Nos últimos dias, o reservatório de que abastece o município apresentou uma redução acentuada no seu volume de água, por isso temos que ter cuidado quanto ao nosso consumo”, relata o gerente do Depasa em Acrelândia, Jander Mendonça.

Ele informa que, mesmo com este momento de seca, muitos casos de desperdício estão sendo identificados. “Nestas ações itinerantes, foram identificadas ligações clandestinas em terrenos baldios, redes domiciliares direcionadas a poços, grandes reservatórios com água tratada para o consumo de animais, além de diversas residências com as caixas d’água transbordando no horário do abastecimento”, declara Mendonça.

Leônidas: "Observo a rede para evitar algum desperdício" (Foto Cedida).
Leônidas: “Observo as encanações para evitar algum desperdício” (Foto Cedida)

O autônomo Leônidas Rodrigues, morador do bairro Portelinha, comenta que todos devem colaborar com a economia de água, e exemplifica algumas atitudes adotadas em sua casa e no restante da comunidade.

“Quando lavamos roupas, reutilizamos a água da máquina para limpar a varanda, lavar o automóvel, e usamos baldes em vez de ligar a mangueira, além de observar se existe algum vazamento nas ruas do bairro”, disse.

Os consumidores que detectarem algum ponto de desperdício devem entrar em contato por meio do número 99946-5996 ou se dirigir à sede do Depasa em Acrelândia, na Rua Geraldo Barbosa, 5020, Centro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter