Acre tem maior número de beneficiados pelo PAA em outubro

Francimar e a esposa, felizes com a casa que construíram com o dinheiro do PAA (Foto: Angela Peres/Secom)
Francimar e a esposa felizes com a casa que construíram com o dinheiro do PAA (Foto: Angela Peres/Secom)

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem alcançado um número cada vez maior de produtores em todo o país. No Acre, apenas em outubro, um repasse de mais de R$ 920 mil foi distribuído entre 828 agricultores, o maior número de todas as regiões. As ações no estado são coordenadas pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), com o objetivo de ampliar o lucro de produtores da zona rural.

Quem participa do PAA tem venda garantida para o governo e ajuda na complementação do cardápio da merenda escolar de crianças e jovens. A doação simultânea dos produtos é feita não apenas às escolas, mas a outras instituições, como igrejas, creches e entidades que desenvolvem papel social.

Os recursos beneficiam os produtores de Rio Branco e interior do estado, como é o caso de Francimar Flores, da zona rural de Brasileia, mais precisamente no km 4 do Polo Agroflorestal Wilson Pinheiro. É da produção de sua terra que provêm o sustento, o vestir e o calçar dos três filhos e da esposa.

Graças ao esforço diário, ele e a família deixaram o casebre onde moravam à beira do rio que corre logo atrás da propriedade onde vivem. Agora não precisam mais temer os períodos de enchente, porque já construíram uma casa digna para viver com as crianças. “Se não fosse o dinheiro que eu ganho com o PAA, não teria conseguido fazer esta casa, e ainda ia morar na beira do rio”, contou.

Em dez anos, o programa já atendeu mais de 16 mil famílias e investiu mais de R$ 84 milhões na compra de mercadorias. “O pagamento aos produtores é realizado diretamente em conta corrente e o produtor saca com cartão magnético”, explica Carlos Pinheiro, gerente do PAA na Seaprof.