Acre tem 13 novas vagas para o programa Mais Médicos

Desde 2013, 160 médicos trabalham no Acre (Foto: Arquivo Secom)
Desde 2013, 160 médicos trabalham no Acre (Foto: Arquivo Secom)

Acrelândia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Rio Branco e Tarauacá aderiram ao programa de provisão lançado pelo Ministério da Saúde (MS) no dia 15 de janeiro e que disponibiliza 4.146 novas vagas para profissionais que desejarem atuar no programa Mais Médicos, em 1.294 municípios e 12 Distritos Especiais Indígenas (DSEIs) do país. Para os municípios acreanos que aderiram ao programa, foram disponibilizadas 13 vagas, nove das quais para a capital.

Tiveram prioridade no programa municípios com dificuldade de contratar médicos na atenção básica e os que dispunham de vagas para o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).

Atualmente, o Mais Médicos conta com 14.462 médicos, atuando em 3.785 cidades, o que beneficia cerca de 50 milhões de pessoas em todo o país. Com a expansão, a previsão do MS é de que 4.058 municípios brasileiros e 34 DSEIs sejam beneficiados com 18.247 médicos atuando na atenção básica. Com isso, cerca de 63 milhões de pessoas serão favorecidas.

No Acre, trabalham aproximadamente 160 médicos do programa. Um levantamento realizado pelo MS em 2014 demonstrou que, após a chegada dos profissionais ao estado, houve um aumento de 969,2 % no número de atendimentos de pequenas urgências.

“Esse programa é essencial para a manutenção das condições de saúde da nossa população, no que se refere à prevenção e promoção de saúde. O foco é levar uma saúde de mais qualidade para a população, e isso vem ao encontro do que o governador Tião Viana pensa, ao trazer mais médicos para o estado”, disse o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, sobre a nova etapa do programa Mais Médicos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter