Seringais receberão regularização fundiária

Funcionários do Iteracre realizam o cadastramento socioeconômico das famílias que serão beneficiadas ( Foto: Gleilson Miranda/ Secom)
Servidores do Iteracre realizam cadastramento socioeconômico das famílias que serão beneficiadas ( Foto: Gleilson Miranda/ Secom)

Intensificando as ações, o Instituto de Terras do Acre (Iteracre) inicia o processo de regularização fundiária em 16 seringais nos municípios de Rio Branco, Xapuri, Brasileia, Plácido de Castro e Senador Guiomard. Ao todo, mais de 10 mil famílias que moram nas localidades serão beneficiadas com a entrega de títulos definitivos das propriedades.

O trabalho em todos os municípios que receberão as ações será feito em parceria com as prefeituras. Dezenas de técnicos com equipamentos de medição e topografia de terras estão envolvidos na fase de cadastramento, georreferenciamento, levantamentos topográfico e socioeconômico.

“Na próxima semana, o governador dará a ordem de serviço para a execução dos trabalhos nos seringais contemplados. São mais de R$ 10 milhões de investimentos. As famílias terão seus títulos definitivos. Isso é uma forma de reconhecer a importância dessas localidades que foram muito relevantes na formação de vários municípios como Rio Branco”, explica o diretor-presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo.

A previsão é de que dentro de três meses os trabalhos já estejam concluídos, beneficiando mais de seis mil propriedades rurais. O Acre é o único estado no Brasil que adotou a regularização fundiária como política pública de estado. Desde 2012 a entrega de títulos definitivos à população vem ocorrendo. A previsão é de que este ano 24 mil títulos sejam entregues.

Três municípios do estado já tiveram todas as áreas regularizadas pelo Iteracre: Jordão, Marechal Thaumaturgo e Rodrigues Alves. Agora a meta, de cem por cento de áreas beneficiadas é nas cidades de Bujari, Sena Madureira e Tarauacá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter