Acre será sede de Congresso Nacional sobre Ecoturismo

Evento será realizado em 2013

Entre os dias 8 a 11 de novembro, a cidade de São Paulo foi sede do VIII Congresso Nacional de Ecoturismo 2011 (Conecotur) e do Encontro interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação (Diego Gurgel)

Entre os dias 8 a 11 de novembro, a cidade de São Paulo foi sede do VIII Congresso Nacional de Ecoturismo 2011 (Conecotur) e do Encontro interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação (Diego Gurgel)

Entre os dias 8 a 11 de novembro, a cidade de São Paulo foi sede do VIII Congresso Nacional de Ecoturismo 2011 (Conecotur) e do Encontro interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação (EcoUC). Os eventos aconteceram no Sesc Pinheiros, no Teatro Paulo Autram, na cidade de São Paulo (SP).

No evento estiveram presentes para discutir o tema “Ecoturismo com Ferramenta para Conservação e Desenvolvimento Sustentável Comunitário”  50 palestrantes do Brasil e do Exterior (Canadá, Espanha, Portugal, França, Colômbia, Argentina, Chile, Uruguai, Costa Rica, China e Austrália).

O Governo do Estado do Acre esteve presente com um representante da Secretaria de Turismo e Lazer, João Bosco Nunes, para contribuir com o evento palestrando sobre “Ecoturismo e turismo com base comunitária”  e qual o papel do Acre neste tocante.

A participação foi de extrema importância para contribuir com o evento e demonstrar que o Governo do Estado tem trabalhado com esta prática de maneira constante, desenvolvendo o ecoturismo de maneira sustentável. No congresso que acontece de dois em dois anos, reuniu-se também a Sociedade de Ecoturismo para discutir a sede do próximo encontro.

O Estado do Acre esteve defendeu o seu pleito por defender a prática do turismo ecológico como se tem feito nos últimos anos. A vaga foi disputada com os Estados de Santa Catarina, Bahia e Pará, que estiveram presentes com suas secretarias de turismo, defendendo o fato de já  terem seus parques de preservação e unidades ambientais já consolidados e formados.

Foram apresentados fotos e projetos que estão sendo realizados no estado e os projetos que já estão em fase de conclusão. Com a apuração dos votos, o Acre, ganhou com 35 votos a favor, e 7 abstenções.

Em plenária os membros da Sociedade Brasileira de Ecoturismo perceberam que a ousada candidatura do Acre como sede do próximo encontro trará  aos participantes uma discussão sobre o norte do país de maneira mais ampla, e será uma oportunidade única para que os acreanos possam compartilhar as experiências com as demais regiões do país.

O evento, que acontecerá em 2013, trará novos rumos ao ecoturismo e turismo com base comunitária, fortalecendo os projetos que já  estão em execução pelo governo do Estado, e mostrará ao restante do mundo a Amazônia e seu potencial turístico.