Acre segue recomendação e prorroga Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe e Sarampo

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo prevista para terminar nesta sexta-feira, 3, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde (MS). Sendo assim, os grupos prioritários têm até o dia 24 de junho para procurar uma unidade de saúde e receber a imunização.

grupos prioritários têm até o dia 24 de junho para procurar uma unidade de saúde e receber a imunização. Foto: Odair Leal/Secom

O objetivo é melhorar o desempenho da vacinação para o público-alvo da campanha. Ao todo, o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, distribuiu cerca de 80 milhões de doses de vacinas contra a gripe. Dessas, 27,7 milhões foram aplicadas até o momento em todo o país.

“Convidamos aos grupos prioritários a comparecerem em uma unidade de saúde e se vacinarem. As vacinas são seguras e são a única forma de prevenção contra algumas doenças. Este ano, a vacina protege contra três cepas do vírus Influenza e pode ser administrada até mesmo em pessoas imunocomprometidos, portadoras de doenças crônicas ou condições especiais”, explicou Renata Quiles, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre.

Podem se vacinar contra a gripe nesta etapa, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; pessoas com comorbidades; professores; forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; pessoas com deficiência permanente e trabalhadores portuários. Já contra o Sarampo, podem se vacinar os trabalhadores de saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

A partir do dia 25 de junho, todos os estados e municípios poderão estender a campanha de vacinação contra a gripe para a população com idade a partir dos 6 meses, enquanto durarem os estoques da vacina Influenza. Já a imunização contra o Sarampo faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e os imunizantes estão disponíveis em unidades básicas de saúde durante todo o ano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter