Idaf na Escola dissemina informações sobre defesa agropecuária para estudantes 

O governo do Estado promove acesso a informações sobre temas importantes relacionados à saúde pública e à defesa agropecuária junto a discentes dos cursos de Técnico em Zootecnia, Agropecuária, Agroecologia e Recursos Pesqueiros do Instituto Federal do Acre (Ifac), com palestras ministradas por auditores e engenheiros agrônomos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf/AC).

Primeiro Seminário de Defesa Agropecuária para estudantes do Ifac foi realizado no Campus Baixada do Sol. Foto: cedida

As palestras sobre brucelose, aftosa, programas fitossanitários, soja, controle e erradicação de monilíase foram ministradas nos dias 1º e 2 de junho, como parte do programa Idaf na Escola, inserido na programação do I Seminário de Defesa Agropecuária para estudantes do Ifac no Campus Baixada do Sol.

O objetivo do programa é educar e sensibilizar os jovens em caráter transversal e interdisciplinar, conforme definem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Palestras sobre defesa agropecuária foram ministradas por auditores e engenheiros agrônomos do Idaf. Foto: cedida

Nesse sentido, o Idaf vem promovendo ações junto aos discentes, como ponto de partida para o objetivo maior que é transformar alunos, professores, funcionários da escola e da comunidade em agentes multiplicadores da educação sanitária.

O diretor presidente do Idaf, José Francisco Thum, defende que, por meio de processos de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária, é possível um exercício pleno da cidadania, com melhoria na qualidade de vida.

Objetivos específicos do evento

– Enriquecer o currículo escolar com a exploração do tema transversal Educação Sanitária, saúde pública e sanidade vegetal;

– Promover hábitos e posturas voltadas para a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida do cidadão;

– Estabelecer diversas parcerias com entidades e órgãos públicos para ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na escola;

– Estimular a gestão participativa dos diversos atores envolvidos nas políticas públicas relacionadas aos serviços de vigilância sanitária;

– Difundir as principais ações da defesa sanitária vegetal executadas pelo Idaf e o papel dos profissionais envolvidos (engenheiros agrônomos  e técnicos).

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