Acre sedia etapa regional da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista

A conferência conta com a participação de delegados do Acre, Amazonas e Rondônia (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Conferência conta com a participação de delegados do Acre, Amazonas e Rondônia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A governadora em exercício Nazareth Araújo participou nesta quinta-feira, 22, no salão principal do Hotel Comfort, da abertura da etapa regional da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista.

A conferência foi convocada pelo Decreto Presidencial de 24 de julho de 2014, tendo como tema “A Relação do Estado Brasileiro com os Povos Indígenas no Brasil sob o Paradigma da Constituição de 1988”.

Em junho, houve duas etapas locais no Acre, sendo uma em Rio Branco, juntando lideranças dos vales do Purus e Acre, e outra na Terra Indígena Poyanawa, unindo lideranças dos vales do Envira, Tarauacá e Juruá. Participam da conferência 144 delegados que foram escolhidos em junho, de 34 terras indígenas do Acre.

Da conferência serão tirados 54 delegados indígenas, 16 de governo e dois das ONGs, que participarão da Conferência Nacional em Brasília, prevista para ser realizada em novembro deste ano, com a participação de 1.200 índios.

(Foto: Sérgio Vale/Secom)
Governadora destacou a importância do encontro para a definição de políticas públicas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Este é um momento muito importante para os povos indígenas do Amazonas e de Rondônia. Vamos discutir vários temas importantes sobre educação, saúde e território para serem levados à nacional. E a presença da governadora aqui demonstra o respeito que o Estado tem com os povos indígenas”, disse Zezinho Kaxinawá, assessor especial de Assuntos Indígenas.

Nazareth Araújo ressaltou o trabalho respeitoso e ações que valorizam os indígenas acreanos. “O governo do Estado reafirma sua parceria com os povos indígenas, pelas questões culturais, educacionais e de saúde. Nosso governo tem investimento em várias áreas. São casas de culturas, residências indígenas que já foram motivo de prêmio, e todas as outras áreas que nós atuamos dando a melhoria de vida”, disse