O Acre recebeu nesta segunda-feira, 8, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília (DF), o certificado de reconhecimento nacional pelo avanço e pela efetividade das políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial. O estado foi um dos primeiros da Região Norte a aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e, dos 22 municípios acreanos, 14 já formalizaram a adesão, consolidando uma rede de compromisso institucional com a pauta.

Representando o Estado, a diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Joelma Pontes, destacou que o resultado é fruto de um trabalho contínuo desenvolvido pelo governo e pela pasta, liderada pela vice-governadora e titular Mailza Assis, em parceria com a sociedade civil organizada. “Fortalecer a estrutura pública e garantir direitos à população negra é um passo essencial para promover justiça, igualdade e desenvolvimento social “, afirmou.

A chefe da Divisão da Política de Igualdade Racial da SEASDH, Nilcéia Santos, também ressaltou os avanços já alcançados e os desafios ainda existentes, ao celebrar o reconhecimento recebido pelo Acre. “Ver o Estado em destaque reafirma o compromisso coletivo com a promoção da igualdade racial e evidencia o impacto positivo das ações já implementadas“, disse.












