Governador Tião Viana e secretário Reni Graebner concederam entrevista coletiva para detalhar números desta redução
O ano inicia com boas notícias na área de Segurança Pública no Acre. Na tarde desta terça-feira, 3, o governador Tião Viana e o secretário de Segurança Pública, Reni Graebner apresentaram a imprensa dados que comprovam a redução no número de homicídios no Estado.
Os dados da série histórica da taxa por 100 mil habitantes de homicídios consumados comprovam que os investimentos na Segurança Pública promovidos pelo Governo do Estado e, que se mantêm como prioridade de políticas públicas ao longo dos últimos dez anos, está causando a redução de índices de violência.
Tião Viana ressalta que este é o melhor indicador de redução da violência no Brasil e é o método mais utilizado.
“O que o Governo quer expressar agora é um sentimento de esperança na redução da violência no Acre. Nós conseguimos ter o menor número de homicídio por 110 mil habitantes dos últimos 11 anos”, pontua o governador.
Tião Viana explica que este dado foi confirmado no ano de 2011 e tornou-se possível graças ao esforço da equipe da Segurança Pública que tem a frente o secretário Reni Graebner e dos dirigentes das polícias civil e militar, bem como a equipe da área de inteligência e de uma visão tecnocientífica adotada por Graebner na construção de um relacionamento entre os órgãos de segurança e a sociedade.
“O governo está muito contente com esse resultado. Em homenagem a esse esforço nós resolvemos transformar o ano de 2012 no ano da segurança pública e da água para a gente poder melhorar esses itens que são tão essenciais para a paz e a qualidade de vida das pessoas”, revela Tião Viana.
Os números
O secretário Reni Graebner confessou ser uma grande satisfação apresentar os bons resultados alcançados pela segurança pública. “São dados positivos que tiveram uma evolução decadente graças ao apoio do governador Tião Viana e a forma integrada, competente e continuada dos que compõem o Sistema Integrado de Segurança”, observa o secretário de Segurança.
De acordo com os dados da série histórica da taxa por 100 mil habitantes de homicídios consumados ocorridos no Acre no ano 2000 os índices de homicídios chegavam a 26,9% com picos em 2002 de 31,7% assassinatos em cada grupo de 100 mil habitantes.
Uma década depois, em 2011, o Acre registra 19,9% de homicídios a cada 100 mil habitantes.
“Nós vamos continuar aperfeiçoando o plano de metas de redução da violência que é um pacto pela paz. E, diante dos resultados deste ano nós temos esperanças que com os investimentos que o governador Tião Viana vai fazer e a própria União fortalecerão ainda mais o Estado e os resultados do ano que vem serão melhores ainda”, declara Graebner.
Tião Viana ressalta que a redução de homicídios firma o Acre como sexto estado menos violento do Brasil. “O Acre era o último Estado nesse quesito. Nós temos muita alegria de expressar esses números com a esperança que a população vai se sentir cada vez mais segura, mais protegida e com assassinatos sendo evitados por força da política de pacificação”, frisa o governador.
Graebner revela que o Acre conquistou a redução de 22,16% no número de homicídios se comparado ao ano de 2010.
O ano da Segurança Pública: reforço e concurso público
Mesmo diante de resultados positivos no que diz respeito à redução da violência, o governador garante que o Estado não desconhece os problemas que ainda precisam ser enfrentados e combatidos.
“Nós temos os assaltos ao patrimônio com um índice que ainda incomoda o Governo e a sociedade. Estamos focados em combater isso. Temos também a violência no trânsito. O secretário está articulado com toda equipe para um forte combate nessas duas áreas”, informa o governador.
Logo no início da entrevista coletiva Tião Viana revelou que este será o ano da Segurança Pública e isso se confirma no volume de investimentos que acontecerão nos próximos meses, anunciados em primeira mão nesta terça-feira.
“O Grupamento Águia, que trabalham em motos e tem alta eficiência de acesso à área de risco, será multiplicado. A Polícia Comunitária ganhará mais força no Estado. O Governo do Estado também vai abrir mais de 500 vagas entre Polícia Militar e Polícia Civil, somando-se as equipes que já estão em treinamento”, avisa Tião Viana.
Na próxima semana o secretário Reni Graebner deve apresentar o novo plano de Segurança Pública. Mas, o governador garante que antes mesmo da conclusão deste plano a intensificação nas blitzes de trânsito e os reforços no Grupamento Águia e na Polícia Comunitária estão assegurados.
“Nós devemos inovar com uso de outros recursos como a cavalaria, por exemplo, para combater a violência”, completa o governador.
A região de fronteira também terá reforços na área de Segurança Pública. Recursos provenientes do Governo Federal na ordem de R$ 3,5 milhões vão garantir estes investimentos e reforço no combate ao crime organizado.
Este ano, o Governo do Estado deve inaugurar ainda uma Delegacia Especializada em Homicídios, atendendo um pedido do secretário de Polícia Civil, Emylson Farias.