Acre recebe recursos de incentivo ao esporte

evento lei
O evento de lançamento da Lei de Incentivo ao Esporte contou com apresentações de dança e banda de percussão (Foto: Angela Peres/Secom)

Com apresentações de dança e da banda percussão melódica da escola Sebastião Pedrosa, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), lançou na sexta-feira, 8, o edital da Lei de Incentivo ao Esporte. O recurso é no valor de 500 mil reais, e irá beneficiar pessoas físicas, jurídicas e entidades representativas da categoria dos 22 municípios do Acre.

O evento, realizado no hall da Arena da Floresta, contou com a presença da gestora da pasta, Shirley Santos, do deputado federal, Léo de Brito, do secretário de Esporte e Lazer do município, Afrânio Moura, do diretor de Esporte, Petrolino Lopes, e da diretora-presidente do Instituto Dom Moacyr, Rita Paro.

O edital já está disponível no site da SEE, e fica aberto até o dia 6 de maio. Ao todo, serão 150 projetos escolhidos em todo o estado, divididos por regiões conforme pesquisa do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outro diferencial é que, neste ano, a secretaria dará suporte aos interessados em se inscrever. “As pessoas que têm dúvida de como escrever e submeter seu projeto, podem se dirigir à Secretaria de Esporte, que fica na Arena da Floresta. Tiraremos todas as dúvidas quanto aos dados que precisam ser apresentados no edital”, diz Shirley.

evento lei3
Osmarina explica que a Apae foi uma das grandes beneficiadas pela Lei de Incentivo (Foto: Angela Peres/Secom)

Esporte e acessibilidade

Entre as entidades que sempre enviam projetos para auxílio por meio da Lei de Incentivo, está a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Com quatro propostas aprovadas em anos anteriores, a coordenação do local conseguiu realizar campeonatos na área de atletismo e natação.

“A Lei de Incentivo só vem a acrescentar no nosso trabalho de desenvolver atividades esportivas para pessoas com deficiência. O recurso possibilita que compremos materiais adequados para a prática de esportes”, explica a coordenadora de esporte da Apae, Osmarina Montrezol.

Mais apoio ao esporte do Acre

Além do lançamento da Lei de Incentivo ao Esporte, o deputado federal Léo de Brito anunciou mais recursos que irão beneficiar o Acre. Por meio de emenda parlamentar, será liberado 223 mil reais para investir em esporte de base, como escolinhas que fomentam o setor nas comunidades.

Outro investimento no valor de R$ 3 milhões será repassado à prefeitura de Rio Branco. O recurso será voltado para reforma, ampliação e criação de mais espaços esportivos.

“Estou muito feliz, pois é um momento de vitória. Ao todo, são 3,7 milhões de reais para essa área tão importante que é o esporte, que trará mais saúde, interação e felicidade para toda a comunidade acreana”, destaca o deputado Léo de Brito.