Acre recebe nova visita de representantes da Embaixada Americana

 Tião Viana apresentou os principais projetos desenvolvidos nas áreas de produção e indústria e destacou as ações que garantem destaque na economia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Tião Viana apresentou os principais projetos desenvolvidos nas áreas de produção e indústria e destacou as ações que garantem destaque na economia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na Casa Civil, nesta segunda-feira, 21, as representantes das seções de política e economia da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) no Brasil, Lindsey Zuluaga, Richa Bhala e Ananda Osório.

A agenda ocorre em atendimento a um pedido feito há meses pela própria Embaixada, que enviou sua representação para conhecer os investimentos do governo do Estado com foco no desenvolvimento sustentável. Em 2015, outros membros estiveram no estado para tratar, também, sobre as políticas públicas ambientais.

Representantes das secretarias de Estado de Meio de Ambiente (Sema), de Turismo (Setul), de Comunicação (Secom), de Agricultura e Pecuária (Seap), de Planejamento e de Articulação Institucional (SAI), do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e da Assessoria Especial Indígena acompanharam a agenda.

Durante a apresentação dos principais projetos desenvolvidos nas áreas de produção e indústria, Tião Viana destacou as ações do Acre que garantem superação na economia, por meio das parcerias feitas a partir do modelo público-privado-comunitário e de mercado, como a piscicultura, a suinocultura e a avicultura. O plantio de frutíferas e o manejo sustentável também são referência na rentabilidade produtiva.

“O diferencial é a substituição e a prática de um pensamento inovador que aumentam a renda e conservam a floresta”, disse o governador, ao referir-se a projetos como as florestas plantadas e a produção industrial, que são executados com foco na conservação ambiental.

Na tarde desta terça-feira, representantes da Embaixada devem conhecer o Complexo de Piscicultura (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Na tarde desta terça-feira, representantes da Embaixada devem conhecer o Complexo de Piscicultura (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Richa Bhala destacou que esse diferencial produtivo e inovador do Estado, que desenvolve a economia e as comunidades com respeito ao meio ambiente, chamou a atenção da Embaixada e despertou o interesse para que houvesse diálogos, troca de experiências e possíveis cooperações entre os EUA e o Acre.

“O Acre foi escolhido em razão das notícias boas que tivemos acerca do desenvolvimento feito com base na conservação ambiental, no desenvolvimento sustentável. Por isso, estamos muito interessados em aprender mais sobre este Estado e de que forma podemos cooperar com ele”, disse a representante.

Parcerias nas modalidades de ensino

Entre as cooperações propostas, Tião Viana sugeriu uma parceria voltada para os estudantes americanos e acreanos, por meio da criação de programas especiais de bolsas de estudos.

“É importante o avanço de programas educacionais. Nossa ideia é fortalecer cooperações por todo o país. Estamos aqui para discutir a situação política e econômica do Acre e promover diálogos com foco nas cooperações que firmamos nos setores da economia e política”, disse a representante Lindsey Zuluaga.

A agenda da Embaixada Americana no Acre segue até terça-feira, 22, com visitas ao Complexo Industrial Peixes da Amazônia e ao Centro de Referência e Inovações para a Educação (Crie).

No auditório da Secretaria de Estado de Educação, será promovida uma palestra com o tema “A Carreira Diplomática”, para alunos do 2º e 3º anos do ensino médio da rede pública estadual.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter