covid-19

Acre recebe mais 9,3 mil doses de vacina Pfizer nesta terça

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), recebeu do Ministério da Saúde (MS) nesta terça-feira, 8, mais 9.360 doses da vacina contra a Covid-19, produzida pela farmacêutica Pfizer. O governador Gladson Cameli esteve no aeroporto para acompanhar de perto a chegada do imunizante em solo acreano.

Esse é o 29º lote de imunizantes enviados ao estado. Foto: Odair Leal/Secom

Esse é o 29º lote de imunizantes enviados ao estado. Ainda, ficou pactuado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na tarde da segunda-feira, 7, que a partir da próxima semana será iniciada a vacinação da população de 18 a 59 anos, com decréscimo de faixa etária. Os municípios ficam responsáveis pelas estratégias e logística do processo de imunização.

“Mediante a autorização do Ministério da Saúde para dar início à vacinação do grupo de 18 a 59 anos de idade, ficou pactuado que o processo será iniciado com o grupo de 55 a 59 anos e, posteriormente, irá decrescendo por grupo etário, de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, por exemplo”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles.

MS liberou as doses a partir deste 29º lote para serem distribuídas aos municípios que estejam dentro dos critérios para recebê-las. Foto: Odair Leal/Secom

A vacina da Pfizer anteriormente estava destinada apenas às capitais, seguindo as recomendações do MS, que liberou as doses a partir deste 29º lote para serem distribuídas aos municípios que estejam dentro dos critérios para recebê-las, como explica Renata Quiles.

“Os municípios, até o momento, são: Acrelândia, Plácido de Castro, Brasileia, Bujari, Sena Madureira, Manoel Urbano e Jordão. A partir da segunda-feira já vamos iniciar a vacinação da população geral em todo o estado por grupo etário. Alguns municípios já iniciam amanhã”,  assinala.

Com a chegada dos novos lotes, a vacinação no estado avança, confirmando o esforço de toda equipe do governo do Acre e municípios, mesmo com as dificuldades de acesso e notícias falsas. E, ainda de acordo com a coordenadora do PNI, “a partir da próxima segunda-feira, 14, o critério único será a faixa etária”.

Até o dia 6 de junho, o Acre havia recebido 359.590 doses de imunizantes e distribuído aos municípios 346.669. Desse valor, 144.136 foram utilizados para a aplicação das primeiras doses e 58.217 para as segundas doses.

Drive-thru do Estado

As doses serão ofertadas aos grupos prioritários conforme o cronograma de cada município. Em Rio Branco, para auxiliar e ampliar a imunização, o Estado está com um ponto de vacinação localizado na Arena Acreana, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, seguindo o cronograma municipal.

“Esse trabalho de organização é de suma importância para a distribuição correta, conforme a orientação do MS. A entrega será para dar continuidade à imunização dos grupos prioritários vigentes”, destaca a chefe da Rede Frio Estadual, Renata Quilles.

Logística

O processo de entrega aos municípios se dá com o auxílio das demais instituições do governo do Estado como a Segurança Pública, para que os imunizantes cheguem de forma célere até as localidades mais isoladas, constituindo um esforço da Sesacre, por determinação do governo do Estado.