Acre realiza primeiro transplante de córnea

Cirurgia autorizada pelo Ministério da Saúde marca nova etapa na realização de transplantes no Estado. Paciente recebe alta neste sábado

 

A primeira cirurgia de transplante de córnea autorizada pelo Ministério da Saúde para ser realizada no Acre salvou hoje o olho direito de um homem de aproximadamente 60 anos. Com uma hora e meia de duração, o transplante foi considerado um sucesso pela equipe médica e representa um passo à frente no processo de implantação do procedimento no Estado, que iniciou com o transplante de rim entre pessoas vivas e teve como segunda fase a captação de órgãos.

Neste caso específico, no qual o paciente necessitava de intervenção de emergência ou perderia o olho, a córnea foi captada em Brasília, mas a partir desta cirurgia os pacientes que integravam uma fila nacional passam a esperar pela doação no Acre. “Com esta primeira autorização do Ministério da Saúde para a cirurgia de transplante de córnea, o hospital se qualifica para iniciar esta ação”, diz Osvaldo Leal, secretário de Estado de Saúde.

A oftalmologista Natália Moreno explica que o paciente foi submetido ao transplante como último recurso para salvar o olho direito após a formação de úlcera de córnea decorrente de cirurgia de catarata mal sucedida realizada na Bolívia. “Este transplante foi de emergência, por isso usamos doador de Brasília, mas a partir de agora vamos captar aqui mesmo”, diz a cirurgiã que irá acompanhar os pacientes que estão na fila aguardando o transplante e após a cirurgia. Antes, eles faziam acompanhamento fora do Estado em Tratamento Fora de Domicílio. O paciente que recebeu a córnea ainda não teve o nome divulgado. Ele receberá alta neste sábado.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter