cpiO Comitê Chico Mendes, em parceria com o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), realiza nesta quinta-feira, 5, às 9 horas, no anfiteatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), a abertura do Primeiro Encontro de Povos e Comunidades Tradicionais do Acre.

O evento tem duração de dois dias e busca discutir a política nacional de desenvolvimento sustentável de povos e comunidades tradicionais, instituída pelo decreto 6040/07, de fevereiro de 2007. Cerca de 200 participantes de todos os municípios do Estado estarão presentes ao debate.

Além de mesas-redondas sobre a temática, a programação dispõe de um painel público sobre economia sustentável nas comunidades extrativistas, que será ministrado pelo senador Jorge Viana, e palestras acerca do Programa Brigadas do Pré-Fogo, mudanças climáticas e povos tradicionais e os desafios da juventude no século 21.

A iniciativa conta ainda com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o apoio do governo do Estado, prefeitura de Rio Branco, Memorial Chico Mendes, gabinetes do senador Jorge Viana e do deputado federal Sibá Machado.

“Tivemos a ideia de promover o evento ainda no ano passado. A proposta é reunir as comunidades e povos tradicionais para discutir o que os eles têm em comum e o que, juntos, podemos fazer para fortalecer as políticas de desenvolvimento sustentável”, explicou a coordenadora do Comitê Chico Mendes, Ângela Mendes.