Acre participa do Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Representantes do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, formado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, estão em Belém no Pará, participando do 20º Fórum de Governadores, realizado no Centro de Convenções, de 11 a 13 de março. O vice-governador do Acre, Major Rocha, representou o governador Gladson Cameli nas discussões.

Representantes do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, formado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, estão em Belém no Pará Fotos: Pedro Devani/Secom

Durante a assembleia geral, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 12, foi apresentada uma prestação de contas dos 12 projetos prioritários desenvolvidos nas câmaras temáticas voltados ao Planejamento e Gestão Estratégica, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Educação, Saúde, Segurança Pública, Comunicação Pública e Gestão Fiscal e Tributária.

O vice-governador do Acre, Major Rocha, falou sobre a importância do estado estar inserido nesse processo. “Estamos trabalhando conjuntamente com todos os estados dentro do consórcio para que a Amazônia Legal alcance o tão desejado desenvolvimento social e econômico”, enfatizou.

Vice-governador do Acre, major Rocha, representou o governador Gladson Cameli nas discussões Foto: Pedro Devani/Secom

Os secretários de Estado da Casa Civil, Ribamar Trindade, da Indústria, Ciência e Tecnologia, Anderson Abreu, do Meio Ambiente, Israel Milani, da Comunicação, Silvânia Pinheiro, da Saúde, Alysson Bestene, técnicos e diretores também contribuíram com as discussões apresentando as estratégias do Governo do Estado em busca do desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental.

“O Acre participa ativamente, de todas as Câmaras Técnicas com discussões relevantes principalmente com que diz respeito ao Meio Ambiente e à Saúde. As medidas apresentadas durante o Fórum podem ser uma alternativa frente à crise fiscal que o país vive. Estamos todos empenhados em com essa oportunidade”, explica o chefe da Casa Civil Ribamar Trindade.

Secretário da Casa Civil, Ribamar Trindade também participou do evento Fotos: Pedre Devani/Secom

O presidente do Consórcio, Waldez Góes, enfatizou a importância do planejamento estratégico realizado de forma integrada com representantes dos estados da Amazônia Legal. Para ele, a prioridade do Consórcio de Governadores é a governança territorial e ambiental.

“Quanto mais eficiente for a gestão territorial e ambiental, o uso e ocupação do solo, a regularização, titulação da terra, a proteção das áreas de reserva, a potencialização produtiva e tecnológica nas áreas antropizadas, podemos alcançar uma boa estratégia de desenvolvimento. Todos os projetos que a gente procura desenvolver na Amazônia terminam muitas vezes esbarrando nessas limitações. Sem áreas regularizadas não tem como acessar os recursos disponíveis”, argumentou o presidente do Consórcio em entrevista coletiva concedida no final da tarde de hoje.

O evento iniciou quarta-feira, 11, com a IV Assembleia Geral Ordinária do grupo termina amanhã, com o Abdib Fórum Infraestrutura Regional – Edição Norte, organizado pela Abdib, para o qual são esperados mais de 300 empresários e investidores. Todo o evento é voltado à geração de projetos e investimentos para o desenvolvimento da região amazônica.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter