Acre participa do 1º Fórum Nacional de Representantes de Conselhos Estaduais de Políticas sobre Drogas

O governo do Acre participou, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), do  1º Fórum Nacional de Representantes de Conselhos Estaduais de Polícias Sobre Drogas, realizado na Esplanada dos Ministérios, nesta terça-feira, 14, em Brasília. O evento reuniu representantes de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal, para debater atuações de combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas, além de fortalecer a integração entre o governo federal e os conselhos estaduais.

Dulcinéia Azevedo e Luana Torres, ao lado do ministro Wellington Dias, estiveram presentes no evento. Foto: Ascom/MDS

O evento fortalece a retomada da política sobre drogas pelo governo acreano, por intermédio da Sejusp. A presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas do Estado (Coned/AC), Dulcinéia Azevedo, destacou a importância do evento. “O estado do Acre, seguindo as diretrizes nacionais, fortalece a política estadual sobre drogas com a reativação do Coned, vinculado à pasta da Justiça e Segurança Pública. Com isso eleva a sua política de cuidado com as pessoas “, ressaltou.

A assessora dos órgãos colegiados da Sejusp, segunda-tenente Luana Torres, também participou das discussões e ressaltou que o Fórum é fundamental para o trabalho das entidades. “Estivemos em Brasília em várias frentes de articulação, não apenas fortalecendo as políticas sobre drogas, mas buscando melhorias para todos os conselhos vinculadas à Sejusp. Essa é uma determinação de governo e do nosso secretário José Américo Gaia”, disse.

Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou do evento. Foto: Ascom/MDS

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou do evento, e destacou a atuação das entidades que trabalham na redução da demanda por drogas e no acolhimento de pessoas com transtornos causados pelo uso de substâncias psicoativas. “Essas entidades oferecem apoio essencial para aqueles que muitas vezes não encontram ajuda em outros lugares”, afirmou.

As representantes da Sejusp também estiveram na Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), para se reunir com a secretária da pasta, Marta Machado.

Representantes da Sejusp também estiveram na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) reunidas com a secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça, Marta Machado. Foto: Ascom/MDS

“Foi uma reunião excelente, e, na ocasião, a secretária anunciou o diagnóstico que será feito em todo o Brasil, a partir da contratação de consultores locais. Cada estado vai ter um consultor, um focal da Senasp, para fazer esse diagnóstico. E esses consultores já vão chegar ao nosso estado a partir da próxima semana”, explicou Dulcinéia Azevedo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter