O Secretário de Educação, Mauro Sérgio Cruz, está entre educadores da região norte que se reuniram na última sexta, 12, em Belém, para discutir as prioridades do Ensino Público na Amazônia. O encontro foi promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
“Foi uma oportunidade de mostrar as necessidades do Acre. Foram discutidas e apresentadas as prioridades para Educação Pública de qualidade, com foco na aprendizagem, levando em conta nas especificações da região norte”, explica o secretário.
Durante o encontro, foram discutidas ações relacionadas ao Sistema Nacional de Educação, Financiamento, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Além disso, foram avaliadas a continuidade das políticas públicas já existentes e a criação de novas estratégias que podem transformar o setor.
Também foi criado o Consócio Norte, uma agenda com os pontos sensíveis às redes estaduais e municipais, referentes à oferta de Educação Básica Pública de qualidade, apresentando formalmente ao Ministério da Educação (MEC) as demandas consideradas de maior relevância e urgência.
“A construção do consócio é importante para que se estabeleça uma comunicação mais efetiva junto ao MEC, no intuito de dirimir dúvidas sobre a continuidade e reconfiguração das ações e programas, definindo-se em que termos e em que condições será mantido o Regime de Colaboração entre os sistemas de ensino, prescrito constitucionalmente”, avalia Cruz.