O Acre ocupa o primeiro lugar em desempenho quando comparado a todos os estados da Região Norte, tanto em leitura quanto em escrita e matemática.
A posição de destaque foi revelada na quinta-feira, 17, com a divulgação dos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) de 2014. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares, em Brasília.
Quando considerados os níveis de leitura mais complexos, os acreanos do 3º ano do ensino fundamental, em relação aos demais nortistas, são capazes de localizar informações explícitas em textos mais longos.
O percentual acreano é 10% , exatamente o dobro da média da região. Os dados revelam que os estudantes conseguem identificar pronomes pessoais do caso reto, pronomes possessivos, advérbios de lugar e pronomes demonstrativos em determinados gêneros textuais.
Também são capazes de inferir sentidos em fragmentos de textos mais complexos, como contos e escritos de divulgação científica para crianças, por exemplo.
Ainda considerando o nível de leitura entre os estados da Região Norte, o Acre registrou o menor indicador de crianças com pouca proficiência em leitura, com 17% – bem menor que a média nacional, que é de 22%.
“Isso significa que poucos são os estudantes que escrevem e não compreendem o que escrevem”, revelou Rubia Cavalcante, diretora de ensino da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).
Na parte escrita, apenas 7% dos acreanos estão no nível 1, enquanto o Brasil tem 12% e a Região Norte, 19% de alunos que, durante a avaliação, não conseguiram escrever, deixaram em branco ou tentaram imitar a escrita com desenhos.
Na alfabetização matemática, o Acre repete a primeira posição entre os estados do Norte, apresentando 22% – 10 pontos percentuais acima da região, especialmente quando considerados os níveis 3 e 4 de proficiência.
Nesses níveis, as habilidades dependem da leitura e interpretação do problema (habilidades de língua portuguesa) e, em seguida, das habilidades para resolver problemas lógicos matemáticos.
“Os alunos são capazes de resolver problemas com números maiores que 20, de associar um agrupamento de cédulas e/ou moedas com apoio de imagem, de ler as horas em relógio digital, entre outros problemas matemáticos”, complementou Rubia.
O secretário Marco Brandão destaca a importância dos dados apresentados para a educação acreana, especialmente para os alunos nessa etapa do ensino. “Nas séries iniciais são construídas habilidades e competências necessárias à continuidade dos estudos e ao sucesso na escola e na vida”, avaliou.
Confira a apresentação dos resultados aqui.
O que é a ANA?
A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), criada em 2013, é um instrumento de avaliação em larga escala realizada pelo foverno federal e aplicada a alunos do 3º ano do ensino fundamental. Para chegar ao resultado divulgado, foram avaliados 2.456.132 estudantes em 2014.
Prevista no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), sela um compromisso entre o governo federal, estados e municípios, para que todas as crianças matriculadas concluam a alfabetização plenamente alfabetizadas.
Os instrumentos utilizados para produzir os indicadores dessa avaliação são testes que apontam o nível de alfabetização e letramento em língua portuguesa e matemática dos alunos, bem como questionários aplicados a gestores e professores, que revelam as condições de infraestrutura, formação de professores, gestão escolar e organização pedagógica, entre outros.
Números revelados, desafios a serem superados
O desafio para o Acre e demais estados brasileiros agora é que todas as crianças tenham assegurado o direito de ser alfabetizadas na idade certa, isto é, até o fim do 3º ano do ensino fundamental.
Para garantir esse direito, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), tem investido na formação continuada dos professores.
Além disso, as equipes técnicas da SEE oferecem assessoria pedagógica a todas as escolas do Acre, realizam acompanhamento pedagógico e produzem as avaliações do Programa de Avaliação da Aprendizagem (PROA), a fim de que cada aluno da rede pública estadual de ensino tenha o direito de aprender.