Iniciou-se nesta quinta-feira, 9, o curso de formação de mais uma turma de Bombeiros Mirins. A aula inaugural ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEE) e contou com um médico e um delegado da Polícia Federal como palestrantes. Em 2015, o projeto será desenvolvido com 800 crianças e adolescentes de seis cidades do Acre.
A ação é fruto de uma parceria entre a SEE e o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) e visa oferecer formação cívica, cidadã, noções de primeiros socorros, dicas de segurança e sobrevivência na selva. Além disso, é oferecido um curso de idiomas, inglês ou espanhol, por meio do Centro de Estudos de Línguas (CEL).
“Nós não temos restrições em repassar nossos conhecimentos. Trabalhamos na altura, na terra, na água, na selva, buscando salvar vidas e resgatar patrimônios. Essas crianças que iniciam no projeto vão adquirir esses conhecimentos. Além disso, nós iremos doutriná-los a respeitar e ajudar mais os pais”, disse o comandante-geral, coronel Carlos Gundim.
Critérios para inscrição
Cerca de 400 alunos entre 12 e 16 anos iniciam o curso em Tarauacá, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia. Em Rio Branco, o projeto Bombeiro Mirim será oferecido para outros 400 jovens no Estádio Arena da Floresta, Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) da Estação Experimental e também no do São Francisco.
“Esses alunos foram selecionados na rede pública de ensino, onde as notas são verificadas, além do comportamento do aluno dentro do cotidiano escolar. Além disso, a SEE cede alguns materiais para que seja proporcionada a parte esportiva, que é uma das emendas do curso”, explicou Shirley Santos, secretária adjunta de Esportes.
Vagas remanescentes
Ainda há 100 vagas disponíveis para adolescentes entre 12 e 16 anos, em Rio Branco. Os interessados devem procurar a sede do Estádio Arena da Floresta, entre segunda e sexta-feira, onde funciona a coordenação do projeto Bombeiro Mirim.