Acre inicia formação de mais uma turma de Bombeiros Mirins

Alunos participaram da aula inaugural nesta quinta-feira, 9. (Foto: Andrey Santana)
Alunos participaram da aula inaugural nesta quinta-feira, 9 (Foto: Andrey Santana)

Iniciou-se nesta quinta-feira, 9, o curso de formação de mais uma turma de Bombeiros Mirins. A aula inaugural ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEE) e contou com um médico e um delegado da Polícia Federal como palestrantes.  Em 2015, o projeto será desenvolvido com 800 crianças e adolescentes de seis cidades do Acre.

A ação é fruto de uma parceria entre a SEE e o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) e visa oferecer formação cívica, cidadã, noções de primeiros socorros, dicas de segurança e sobrevivência na selva. Além disso, é oferecido um curso de idiomas, inglês ou espanhol, por meio do Centro de Estudos de Línguas (CEL).

Para tentar uma vaga, os alunos devem ter entre 12 e 16 anos e estudar em escola pública (Foto Andrey Santana)
Para tentar uma vaga, os alunos devem ter entre 12 e 16 anos e estudar em escola pública (Foto Andrey Santana)

“Nós não temos restrições em repassar nossos conhecimentos. Trabalhamos na altura, na terra, na água, na selva, buscando salvar vidas e resgatar patrimônios. Essas crianças que iniciam no projeto vão adquirir esses conhecimentos. Além disso, nós iremos doutriná-los a respeitar e ajudar mais os pais”, disse o comandante-geral, coronel Carlos Gundim.

Critérios para inscrição

Cerca de 400 alunos entre 12 e 16 anos iniciam o curso em Tarauacá, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia. Em Rio Branco, o projeto Bombeiro Mirim será oferecido para outros 400 jovens no Estádio Arena da Floresta, Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) da Estação Experimental e também no do São Francisco.

“Esses alunos foram selecionados na rede pública de ensino, onde as notas são verificadas, além do comportamento do aluno dentro do cotidiano escolar. Além disso, a SEE cede alguns materiais para que seja proporcionada a parte esportiva, que é uma das emendas do curso”, explicou Shirley Santos, secretária adjunta de Esportes.

Vagas remanescentes

Ainda há 100 vagas disponíveis para adolescentes entre 12 e 16 anos, em Rio Branco. Os interessados devem procurar a sede do Estádio Arena da Floresta, entre segunda e sexta-feira, onde funciona a coordenação do projeto Bombeiro Mirim.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter