Acre é homenageado na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Músico Tony Bellotto visita estande do Casas de Leitura, projeto do Acre apresentado no evento

tony_bellotto_no_estande_do_projeto_casa_da_leitura_na_feira_do_livro_em_ribeirao_preto.jpg

Tony Bellotto no Estande do projeto Casa da Leitura, na Feira do Livro em Ribeirao Preto (Foto: cedida)

Um dos quatro mais importantes eventos literários do Brasil, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (SP), uma das maiores a céu aberto do mundo, em sua  10ª edição, que acontece entre os dias 10 e 20 deste mês, homenageia a Espanha, o Acre, o autor Gilberto Freyre, a autora local Nádia Gotlib e o autor infanto-juvenil Ziraldo. O Acre foi escolhido por suas inúmeras ações e programas de leitura, entre eles, o projeto Casas de Leitura.

No último domingo, 13, o estande da Casa de Leitura, coordenado pela Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, recebeu a ilustre visita de Tony Bellotto, guitarrista do Titãs.  O músico conheceu o projeto realizado no espaço cultural, que promove a disseminação de cultura por meio de atividades nas diversas linguagens de leitura como as rodas de leitura, contação de história, saraus, teatro, feiras de sebo, cantigas e outras.

Antes de visitar a Casa de Leitura, Tony Bellotto participou de um Salão de Idéias com mais de 100 participantes, que puderam conhecer pessoalmente o envolvimento do artista com a literatura, na 10º edição do evento que é  considerado o segundo maior do país e tem diferenciais como apresentações musicais e teatros, sempre com entrada gratuita.

Diversidade e riqueza cultural acreana

O  Acre conta com um espaço montado na Feira que é inspirado no projeto das Casas de Leitura, situado na praça Carlos Gomes. O projeto Casas de Leitura consiste na implantação de espaços de leitura em comunidades carentes, que trabalham com as diversas linguagens de leitura. O aconchegante espaço que abriga elementos da diversidade cultural acreana,  durante toda a Feira realizará contação de histórias com a atriz Karla Martins e Maria Antonia, coordenadora da Casa da Leitura Chico Mendes, e com os contadores de história da Casa da Leitura da Gameleira: Pablo, Vanessa, Vangela e a contadora mirim Niele. As histórias narradas são oriundas do imaginário cultural acreano.

A programação cultural envolve shows do músico acreano João Donato, da banda Los Porongas, que presta uma homenagem à Chico Mendes no Theatro Pedro II, e do músico indígena Shaneiru Yawanawa com o show Kanarô. Além disso, haverá a mostra dos cineastas indígenas do Acre. A Feira recebe ainda os autores acreanos Gregório Filho, Francis Mary e Margarete Edul de Souza Lopes, que discutirão a produção da literatura do Estado.

A ideia é mostrar a diversidade e riqueza cultural do Estado que estará presente em diferentes espaços e momentos da programação. A Feira Nacional do Livro acontece de 10 a 20 de junho. Programação completa no site: www.feiradolivroribeirao.com.br

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter