Governo cedeu prédio para instalar a representação do DNPM e atender empresas de extração mineral
O Acre terá uma representação do Departamento Nacional de Produção Mineral. O governador Tião Viana entregou as chaves do prédio onde vai funcionar o órgão, que é ligado ao Ministério de Minas e Energia. O Estado era o único na Federação que ainda não tinha um escritório local e dependia de Rondônia.
A instalação do DNPM é uma reivindicação antiga das empresas que trabalham com extração de produtos minerais como areia, argila e água mineral. O governador Tião Viana e o deputado Thaumaturgo Lima fizeram vários pedidos para que o Acre passasse a contar com um atendimento local. O órgão é o responsável pela gestão do patrimônio mineral brasileiro.
“Ao instalar um órgão federal, surgem oportunidades que podem facilitar iniciativas, pesquisas. Os mineradores terão alguém que indique o que precisa e o que pode ser feito”, disse Paulo Brandão, do DNPM de Brasília.
O representante do departamento explica que a maior vantagem é poder contar com o serviço sendo prestado no Acre. “Isso evita que os mineradores precisem se deslocar até Rondônia a cada vez que newcessitam de algum atendimento”, acrescentou.
Em julho a representação do DNPM fez a primeira visita ao Acre para firmar o compromisso de instalar o escritório no Estado. “Dessa vez em vim acompanhado pelo Márcio Leal, da área de informática, e Nilton Santana, da engenharia, para que fizéssemos um levantamento de tudo que será necessário para a instalação do DNPM aqui no Estado”, disse Paulo Brandão.