O fortalecimento das políticas de promoção da igualdade racial são essenciais para combater as desigualdades sociais e as formas de preconceito. Com esse objetivo, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), e o Ministério da Igualdade Racial realizaram nesta quinta-feira, 13, em Rio Branco, o evento Trilha Sistema Nacional de Promoção do Sistema de Igualdade Racial (Sinapir) de Formação em Racismo Ambiental.
Instituído pela Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial) e regulamentado pelo decreto nº 8.136/2013, o Sinapir atua como forma de organização e articulação voltadas à implementação do conjunto de políticas e de serviços direcionados para superação do racismo em todo território nacional. Busca, ainda, promover uma transformação a partir da sua institucionalização, ampliando a efetividade e o alcance de benefícios ao seu público-alvo, com o propósito de garantir à população negra, cigana e indígena a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e demais formas de intolerância.
Na abertura do evento, a titular da SEASDH, Maria Zilmar da Rocha, destacou os avanços obtidos em 2024. “Buscamos uma aproximação significativa com os ministérios. Ao sair daqui e chegar em Brasília, nossa presença nos ministérios e, consequentemente, no governo federal, fortalece nossas mobilizações sociais. Essa aproximação demonstra que as distâncias estão se encurtando e, quando pessoas comprometidas com políticas de alcance unem esforços, o fardo se torna mais leve”, disse.
Durante o evento, foram abordados a formação da trilha e o encontro formativo com gestores e conselheiros de Igualdade Racial, representando os municípios do Bujari, Plácido de Castro, Xapuri, Acrelândia, Assis Brasil e Rio Branco. Zilmar enfatizou: “A formação geográfica do estado depende da participação ativa de todos os municípios; sem essa colaboração, não conseguimos representar o estado adequadamente, pois são os municípios que o compõem”.
À tarde foi realizada a solenidade de entrega de equipamentos como televisão, bebedouro climatizador e um veículo, doado pelo Ministério da Igualdade Racial para o município de Assis Brasil, sendo a quarta entrega no estado. Os equipamentos, entregues pelas representantes do ministério, coordenadora Ana Rita Santiago e Leonice Mourad, serão utilizados para o fortalecimento das políticas de igualdade racial.
Segundo Ana Rita Santiago, as trilhas formativas têm o objetivo de colaborar com municípios e estados na capacitação das pessoas que implementam e praticam políticas de igualdade racial, sociais e culturais.
“Há um conjunto de 10 a 15 temas abordados, e o Estado do Acre escolheu iniciar a trilha formativa com o racismo ambiental, um tema urgente que exige atenção, cuidados e reparação dos danos causados às pessoas em relação ao meio ambiente, do qual também fazemos parte. Entendemos que cuidar do ambiente é cuidar das pessoas, e combater o racismo e promover o antirracismo também significa cuidar do meio ambiente”, explicou.