O governador Tião Viana recebeu mais uma vez em seu gabinete nesta quinta-feira, 19, o empresário da cadeia produtiva do açaí Eloy Luiz Vaccaro, conhecido em todo o Brasil por possuir a maior plantação do fruto. Após conhecer os projetos que o governo do Estado desenvolve neste setor, o empresário reconheceu que o Acre está no caminho certo e a produção local tem tudo para ser bem sucedida.
“Os projetos desenvolvidos na área de produção estão bem empreendidos. Aqui eu conheci projetos que em 77 anos nunca havia visto, como a piscicultura. Este Estado possui solo propício para a plantação. O Acre está preparado para empreender o açaí”, afirma Vaccaro.
Tião Viana agradeceu a visita do empresário ao Estado e, juntamente com o secretário de Extensão e Produção Agroflorestal (Seaprof), Glenilson Figueiredo, entregou um certificado de reconhecimento por seus esforços prestados ao desenvolvimento da produção do açaí no Brasil.“O Acre ganhou mais um amigo. Agora iremos avançar definitivamente nessa produção”, declarou o governador.
Tião Viana afirmou ainda que o governo irá investir no campo de pesquisa, a começar por uma visita técnica às plantações de Vaccaro no Pará, a fim de que mais conhecimento e experiência sejam incorporados ao modelo de produção da cadeia no Acre.
Estiveram presentes ainda à reunião o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Mamed Dankar, o representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Idésio Luís Franke, o secretário de Agricultura e Pecuária (Seap), José Carlos Reis, o secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Fernando Lima, empresários do ramo e representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço de Apoio Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O empresário estará no Acre até sexta-feira, 20, visitando projetos do governo e propriedades e dialogando com produtores locais para promover trocas de experiências e pensar possíveis investimentos na cadeia produtiva do Acre.