Na última sexta-feira, 23, foi realizado o terceiro e último dia de visita da comissão peruana em Rio Branco. Pela parte da manhã juntamente com a secretária de turismo e lazer, Ilmara Lima, a comitiva esteve em visitação à OCA e Zona de Processamento de Exportações (ZPE) para conhecer os serviços que são oferecidos e um pouco da economia do Acre.
Após as visitações a secretária se reuniu com a comissão para discutir propostas de governo referentes ao festival Pachamama – Cinema de Fronteira – que teve sua primeira edição em Rio Branco, Acre, no ano de 2010. O objetivo do evento é promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e os países vizinhos, como o Peru e a Bolívia, além da criação de uma rede de produtores e consumidores de produtos e serviços multiculturais.
“Dentro da mostra de cinema haverá festas com ritmos musicais e gastronomia de origem latina, o Chile também já está em fase de negociações para também fazer parte desse ciclo. Além disso, o Acre estará auxiliando na produção cinematográfica
Durante a tarde, a comissão peruana se reuniu com o Conselho Estadual de Turismo. O encontro aconteceu no auditório da Federação do Comércio do Acre (Fieac). O objetivo da reunião foi discutir missões empresariais tanto do Peru quanto do Acre para 2012. Estiveram presentes representantes do comércio e do turismo de Cusco, e empresários acreanos.
Um dos temas abordados durante o encontro foi a realização da Semana Cultural de Cusco na Amazônia. “Há três anos nós fomos agraciados com a visita do Acre ao Peru através de uma grande feira, onde prestigiamos a cultura, a culinária e dança de vocês, de 17 a 20 de maio deste ano com enorme prazer teremos a oportunidade de retribuir esta visita através da Semana Cultural de Cusco na Amazônia, onde vamos mostrar a cultura andina, contar nossa história e fortalecer nossas origens”, diz Elson Espinoza, cônsul honorário do Brasil em Cusco.
Também esteve presente na reunião, o superintendente do Banco da Amazônia, José Roberto da Costa, que destacou a importância da aliança com países fronteiriços. “A Amazônia tem hoje o nome conhecido mundialmente e o Peru tem um setor turístico bastante evoluído, então essa relação entre os dois países através do Acre no sentido de estimular essa parceria vai nos beneficiar trazendo bons custos para a nossa região, e nós como banco de desenvolvimento estamos aqui para apoiar essas oportunidades de negocio”, disse o superintendente.
Outro importante assunto pautado durante a reunião foi a volta dos voos comerciais entre Rio Branco e Cusco, além da criação de um guia interoceânico de São Paulo a Lima.
A secretária Ilmara Lima destacou ainda que a integração Acre e Peru já existe, porém é preciso que haja um aumento no fluxo de turismo. “Já estamos em ligação com várias instituições para facilitar essa rota. O grande objetivo é que possamos consolidá-la juntos com os estados da Amazônia legal”.