Tarauacá celebra 1ª Feira da Banana com mais de 30 toneladas da fruta para comercializar

Os produtores rurais do município de Tarauacá  mostram sua força na produção de bananas durante a realização da 1ª feira desta fruta que iniciou neste sábado, 24, no Mercado Municipal. São mais de 30 toneladas de banana que estão disponíveis para a comercialização, de acordo com a Seaprof (Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar).

Governador Tião Viana participou da abertura da 1ª Feira de Banana que iniciou neste sábado, 24, em Tarauacá (Angela Peres/Secom)

Governador Tião Viana participou da abertura da 1ª Feira de Banana que iniciou neste sábado, 24, em Tarauacá (Angela Peres/Secom)

 

O governador Tião Viana participou da abertura do evento acompanhado pelo secretário de Produção Familiar, Lourival Marques; secretário de Agricultura e Pecuária (Seap), Mauro Ribeiro; prefeito do Bujari, Edvaldo Teles, “o Padeiro”; presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Élson Santiago; deputado Geraldo Pereira e deputado Walter Prado.

De acordo com o secretário Lourival Marques, as 30 toneladas de banana serão comercializadas em Tarauacá e em Rio Branco. As frutas serão encaminhadas a capital via BR-364, que mesmo no período de chuvas está aberta para o tráfego de veículos. O transporte será feito em caminhões do Estado.

São mais de 30 toneladas de banana que estão disponíveis para a comercialização, de acordo com a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Angela Peres/Secom)

São mais de 30 toneladas de banana que estão disponíveis para a comercialização, de acordo com a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Angela Peres/Secom)

 

“Isso faz parte do compromisso de integração do Acre feito pelo governador Tião Viana. Rio Branco vai receber essa banana através da Ceasa (Central de Abastecimento). Quem vai ganhar diretamente com isso são nossos produtores. A banana sai de um preço de R$ 2 o cacho para R$ 5. Um aumento de mais de 150% no valor da banana. Isso mostra a importância da BR-364 e do compromisso do governador com o município de Tarauacá”, afirma Marques.

Tião Viana disse que com muita alegria que participava da primeira feira da banana do município. Durante seu discurso revelou para a população que Tarauacá ainda deve receber outras ações de governo que visam fortalecer a cadeia produtiva na região. “A meta do governo é constituir um classe média rural pela oportunidade da mecanização, do incentivo e isso está sendo feito no Estado inteiro e, Tarauacá é um exemplo disso. Da banana ao feijão, da macaxeira ao abacaxi, à atividade da criação de peixes, à de ovelhas e até a atividade da bacia leiteira que estamos construindo”, assegurou Viana.

“A meta do governo é constituir um classe média rural pela oportunidade da mecanização, do incentivo e isso está sendo feito no Estado inteiro e, Tarauacá é um exemplo disso", disse o governador Tião Viana (Angela Peres/Secom)

“A meta do governo é constituir um classe média rural pela oportunidade da mecanização, do incentivo e isso está sendo feito no Estado inteiro e, Tarauacá é um exemplo disso”, disse o governador Tião Viana (Angela Peres/Secom)

 

Novo tempo para Tarauacá

A prefeita da cidade, Marilete Vitorino, confirma que de fato a celebração de uma boa safra de bananas dos produtores da região é um momento de alegria para a comunidade. “Também é uma oportunidade de agradecimento. Os produtores precisavam e estavam há tempos aguardando um incentivo e é esse incentivo que a gente vê sendo dado pelo Governo do Estado”, observou Marilete. O deputado estadual Geraldo Pereira aproveitou a solenidade para agradecer o empenho com que Tião Viana, seus secretários e servidores têm trabalhado para atender os mais variados setores da sociedade.

A prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, agradeceu o incentivo do Governo do Estado ao setor rural do município  (Angela Peres/Secom)

A prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, agradeceu o incentivo do Governo do Estado ao setor rural do município (Angela Peres/Secom)

 

“Tião é um municipalista por essência. Ele sabe que é nas cidades que as pessoas moram e na cidade que o Estado tem que estar presente para melhorar a condição de vida de todos. Hoje eu fico muito feliz por estar em Tarauacá. Nossa bancada faz todo esforço na Assembleia para ajudar o governador a ajudar o povo de todo Acre. Esse é nosso propósito”, afirmou Geraldo Pereira.

O deputado Walter Prado, nascido em Tarauacá, disse que a feira da banana materializa um sonho de anos de muitos produtores. “Fico muito feliz porque contribuo com um projeto que trabalha para os que têm menos e têm mais necessidade de ajuda. O governador está trazendo aqui ações para quem realmente precisa”, declarou Prado.

A abertura definitiva da BR-364 no trecho que liga Rio Branco aos vales do Tarauacá-Envira e Juruá também foi destacada pelos parlamentares que participaram da feira como um fator importante no desenvolvimento e integração do Acre. O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais do Acre (Fetacre), Manoel Cumarú, declarou que estava contente em voltar a sua terra natal e ver que o governo tem investido na área rural.

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Élson Santigo, acompanhou a comitiva do governador Tião Viana  (Angela Peres/Secom)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Élson Santigo, acompanhou a comitiva do governador Tião Viana (Angela Peres/Secom)

 

“Quero agradecer ao Lourival Marques e ao nosso governador que está demonstrando que tem compromisso com a população, com os produtores rurais. A prova é que temos aqui quatro caminhões carregados de banana. O que não for comercializado aqui vai para a Ceasa. Esse é o governo que nós queremos para o Acre”, declarou o presidente da Fetacre.

Mais investimentos na produção e piscicultura

Durante a 1ª Feira da Banana em Tarauacá  o secretário Lourival Marques anunciou que a equipe da Seaprof terá um novo desafio no município: construir 100 tanques escavados em parceria com a Associação de Piscicultores da região.

“Vamos começar esse trabalho no início do verão. Além disso, nós estamos fazendo outros 10 açudes para ribeirinhos. Este ano também iniciar a mecanização de mil hectares para o município. Vamos ampliar a produção de banana, milho, abacaxi, feijão”, frisou o secretário.

Lourival Marques disse ainda que serão entregues cinco toneladas de feijão, a partir da semana que vem, para incentivar a produção. De acordo com o secretário, em todo Estado serão distribuídas 100 toneladas de feijão para estimular a plantação. Marques observa que os incentivos na área de produção apresentaram crescimento na região graças a investimentos também em pessoal de apoio. Em 2011, lembra o secretário, foram contratados nove técnicos para trabalhar em Tarauacá. “Com isso a Seaprof vai poder ampliar o crédito por meio do Banco do Brasil, Banco da Amazônia”, enfatiza.

O ramo leiteiro também terá investimentos ousados por parte do Governo do Estado na região. Segundo o secretário Mauro Ribeiro, o município vai receber 500 vacas leiteiras até o final deste ano. “Não são vacas qualquer. São vacas girolandas, registradas, novas que vão produzir cada uma 10 litros de leite por dia. Isso significa que a gente vai, em um único programa, em um ano, mais do que dobrar a produção de leite deste município para poder atender todas as crianças que estejam na merenda escolar”, detalhou Mauro Ribeiro.

Galeria de imagens

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter