Acre é modelo de monitoramento e gestão de eventos naturais extremos

Técnicos de todo Brasil conheceram a experiência do Acre com a unidade de situação (Foto: Raylton Alves/Banco de Imagens da ANA)
Técnicos de todo Brasil conheceram a experiência do Acre com a unidade de situação (Foto: Raylton Alves/Banco de Imagens da ANA)

A diretora técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Vera Reis, esteve na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, na última quinta-feira, 5, para apresentar as atividades da Unidade de Situação Hidrometeorológica do Acre para técnicos de todos os estados brasileiros.

Um termo de cooperação firmado entre governo do Estado e ANA garantiu a estruturação da unidade no Acre, que atualmente presta um serviço essencial ao poder público e a população fazendo o monitoramento de eventos naturais extremos, como as enchentes e as secas prolongadas.

“Somos considerados modelo para o Brasil. O bom funcionamento da sala de situação e expansão das suas funções nos garantiu integrar políticas públicas relacionadas, integrando dados de várias instituições e fortalecendo a Comissão Estadual de gestão de Riscos Ambientais (CEGDRA), minimizando os gastos de recursos financeiros e valorizando recursos humanos da área”, afirmou Vera.

Em 2015, o Acre registrou a maior cheia da história, e com apoio da unidade de situação foi possível acompanhar qualquer alteração no nível das águas e previsão de chuvas a cada 15 minutos.

As mais de 30 Plataformas de Coleta de Dados (PCD) e a sessão de réguas espalhadas em várias regiões do estado garantem um resultado ainda mais eficaz nas informações geradas a partir do monitoramento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter