Exames realizados pelo Idaf monitoram saúde das aves criadas no Acre

Além do sangue, também são coletadas para exames amostras da traqueia e da cloaca das aves (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Além do sangue, também são coletadas para exames amostras da traqueia e da cloaca das aves (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

Na manhã desta quinta-feira, 5, o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Mamed Dankar, acompanhou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos veterinários do órgão, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de coleta de material para exames que verificam a saúde das aves que são criadas no estado.

O objetivo principal é verificar a incidência de duas doenças que podem ser extremamente prejudiciais para a avicultura e também para os seres humanos. “Esse trabalho é extremamente importante para monitorarmos a saúde das aves no Acre. A influenza aviária é exótica no Brasil, ou seja, não há registros dela. Já da doença de Newcastle há registro em outros estados, mas nunca tivemos nenhum registro no Acre. Colhemos o material, sangue e amostras da traqueia e da cloaca, e enviamos para um laboratório em São Paulo”, é o que diz Loren Babisnki, veterinária do Idaf.

Seis municípios no Acre foram escolhidos para a realização dos exames nas aves: Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Rio Branco. A meta é colher 220 amostras diferentes que serão enviadas para análise. “Não temos incidência dessas doenças aqui no Acre, mas o monitoramento é importante para confirmar a sanidade dos animais. A avicultura hoje é uma atividade de muita importância para a economia brasileira, já que o nosso país é o terceiro maior produtor e o maior exportador de frangos em todo o mundo”, explica Mamed Dankar.

Iniciativa privada elogia realização de exames

Granja onde foram coletadas amostras para exames produz diariamente mais de 70 mil ovos (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Granja onde foram coletadas amostras para exames produz diariamente mais de 70 mil ovos (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

Uma das empresas selecionadas para a realização dos exames foi a Granja Carijó, localizada às margens da BR-317. A empresa produz atualmente cerca de 72 mil diariamente e já está em fase de expansão de suas instalações para aumentar a produção.

O proprietário, Diogo Helosman, afirma que o apoio do Idaf na realização dos exames beneficia toda a cadeia produtiva da avicultura. “Se as aves estão saudáveis todo mundo ganha. Desde quem trabalha com a produção de ovos, como é o nosso caso, quem cria para abate e até os agricultores que fornecem o milho para a alimentação dos animais”, diz.

Os municípios e os criadouros onde serão realizados os exames são definidos pelo governo federal, por meio do Mapa. No Acre a estimativa é que o plantel de aves gire em torno de 2 milhões animais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter