Fortalecer a segurança alimentar e garantir alimentos saudáveis na mesa do acreano foram alguns dos assuntos discutidos na manhã desta sexta-feira, 10, no encontro preparatório para as conferências municipais e estadual visando a participação na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O encontro foi no auditório da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).
As conferências no Acre estão previstas para ser realizadas até setembro. Já a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, cujo lema é “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, está prevista para novembro, em Brasília.
As conferências são eventos estratégicos entre ações e iniciativas para atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país. Nos últimos anos, o Brasil tem avançado na agenda de segurança alimentar e nutricional. Segundo estudos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil é um dos países que saiu do mapa da fome.
Para o consultor da FAO, João Augusto de Freitas, que está no Acre participando da preparação das conferências, a informação é algo para o brasileiro comemorar. “O Brasil hoje é referência mundial na erradicação da fome, tudo isso graças a programas sociais desenvolvidos pelo governo federal, como o Fome Zero e o Brasil Sem Miséria.”
O Acre também avançou no quesito segurança alimentar. Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Gabriel Maia, “somos pioneiros na adesão ao Programa de Aquisição Alimentar (PAA), do governo federal. O governo do estado tem se empenhado em fortalecer a cadeia produtiva local. Essas conferências são de extrema importância para continuarmos avançando em ações que melhorem a qualidade de vida da população”.