Acre conquista medalhas de prata e bronze na Olimpíada de Matemática

Ellen explica que desde que começou a frequentar o Instituto sua paixão pela (Foto: Concita Cardoso/ SEE)
Ellen explica que desde que começou a frequentar o Instituto sua paixão pela matemática (Foto: Concita Cardoso/ SEE)

Com a divulgação dos resultados da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), comprova-se o potencial acreano na disciplina: 235 alunos do Acre receberam honrarias, sendo três medalhas de prata, 60 de bronze e 172 que receberam menção honrosa.

Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o objetivo da Olimpíada, que em 2014 teve sua décima edição, é estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área, possibilitando novos acessos a um ensino de matemática diferenciado.

Desde 2009, o estado do Acre vem recebendo honrarias na competição, com este ano gerando o maior número de resultados classificados já registrados, incluindo os estudantes medalhistas de prata. Entre eles está Ellen Camila da Silva Fernandes, 15, que também foi campeã da categoria Júnior do Torneio Acreano de Xadrez René Descartes, realizado pelo Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia do Acre no mês passado.

“Desde que comecei a frequentar o instituto, minha paixão pela matemática só aumentou. Além da matemática, também jogo xadrez, e a combinação dos dois melhora não só esse conhecimento específico, mas várias outras áreas, pois utilizamos mais o raciocínio lógico”, disse Ellen, que estuda no Colégio Acreano e planeja concorrer a uma vaga no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Alessandro Nasserala, coordenador do instituto, explica que o local vem motivando os alunos de escolas públicas a participar da OBMEP, montando turmas preparatórias para as duas fases da competição, sendo a primeira objetiva e a segunda subjetiva.

“Além de incentivar professores e alunos, também foram feitos “aulões” preparatórios, aos quais compareceram mais de 100 alunos em Rio Branco e mais de 200 em Cruzeiro do Sul e 80 em Brasileia”, enfatizou Nasserala.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter