Acre completará 10 anos como Zona Livre de Aftosa com vacinação

O planejamento da campanha teve início nesta terça-feira (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Planejamento da campanha teve início nesta terça-feira (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Manter o estado com o status de Zona Livre de Aftosa é um dos objetivos do governo, que por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) vem desenvolvendo a parceria com o produtor para garantir que todos os rebanhos sejam imunizados anualmente. No dia 25 de maio, o Acre vai completar dez anos de reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre da doença.

A primeira fase da campanha de vacinação será feita entre os dias 1° e 31 de maio, e é essencial para assegurar que a pecuária acreana continue tendo a mesma qualidade que proporciona a abertura de mercados.

Para dar início ao planejamento da campanha este ano, o diretor-presidente do Idaf, Mamed Dankar, reuniu-se com a secretária de Comunicação do Estado, Andréa Zílio, na tarde desta terça-feira, 24. “Nosso objetivo é enfatizar a valorização dos nossos servidores, porque se não fosse o trabalho que eles realizam com o apoio de cada produtor rural, não conseguiríamos ter tido tanto avanço na área da pecuária no estado”, frisou Dankar.

De acordo com Andréa, o trabalho de conscientização feito junto aos pecuaristas é primordial, uma vez que eles são os maiores responsáveis pelo fato de o Acre não apresentar mais focos da aftosa. “Sem o apoio dos produtores rurais esses resultados não seriam possíveis”, disse.