O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, realiza nesta quinta-feira, 5, uma programação especial para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, com o tema “Pegada Ecológica e Mudanças Climáticas”. A ação começa às 9 horas e vai até as 18, na Praça da Revolução, em frente à Biblioteca Pública.
Este ano, o tema leva a reconhecer que todos enfrentamos os mesmos desafios e estamos conectados por um objetivo comum, para uma vida próspera e sustentável. O tema proposto pretende estimular as instituições e a sociedade civil a realizarem atividades que promovam o debate e a reflexão sobre as mudanças climáticas, apontando ainda os compromissos que podemos assumir para minimizar os impactos ambientais.
De acordo com o coordenador do Departamento de Difusão e Educação Ambiental da Sema, Adriano Alex, as atividades têm como objetivo chamar a atenção da sociedade para o tema.
“Em alusão a essa importante data para a humanidade, o Estado desenvolverá, juntamente com instituições parceiras, atividades de sensibilização ambiental no centro da cidade, onde todos podem parar e saber um pouco mais sobre o ambiente em que vivemos”, disse.
Amanhã, será instalada na Praça da Revolução uma tenda, onde serão realizadas diversas atividades ambientais voltadas para a sociedade em geral.
Programação da Semana de Meio Ambiente:
05 de junho
Pegada ecológica e Mudanças climáticas – Biblioteca Pública – 9 às 18 horas
– Sorteio de prêmios;
– Distribuição de mudas do programa de arborização urbana;
– Jogos ambientais, propostas de ações mitigadoras de danos ao meio ambiente e consumo sustentável;
– Cálculos da pegada ecológica, que será realizado online pelos participantes que visitarem o espaço;
Conservação e recuperação de nascentes e matas ciliares- Seringal Bagaço – 8 às 16 horas
– Visita técnica e replantio de mudas na Unidade Demonstrativa de Recuperação Ambiental, na propriedade do sr. Paschoal Farias de Oliveira
06 de junho
Abertura oficial do Cadastro Ambiental Rural (CAR) – Biblioteca Pública – 15 horas
– Assinatura do decreto do CAR
– Assinatura da ordem de serviço com a Universidade Federal de Lavras
– Assinatura da ordem de serviço para o contrato da Cooperativa de Trabalho, Gestão Avançada e Assessoria Técnica Social e Ambiental – Ciga.