Segundo o secretário de Meio Ambiente do Acre, Edegard de Deus, os recursos serão aplicados na contratação e formação de corpo técnico suficiente para levar a o aplicativo para a totalidade das propriedades rurais presentes no Estado, com o desenvolvimento de uma base cartográfica de referência e apoio aos pequenos produtores na regularização ambiental. O CAR proporcionará segurança jurídica no campo e acesso a financiamentos e programas de governo.
O analista ambiental do IBAMA, Pedro Salles, explica que o programa de cadastramento é simples e não oferecerá dificuldades ao produtor. “Desenvolvido pela Universidade de Lavras, o programa foi concebido para ser eficiente e de fácil utilização, proporcionando uma visualização das propriedades em seus aspectos produtivos e ambientais. Ele também é capaz de expressar graficamente a área da propriedade, de forma a identificar as áreas de reserva legal, de preservação permanente, de uso consolidado e remanescentes florestais, subsidiando a identificação da situação ambiental da propriedade”, detalhou.
Segundo o diretor de gestão estratégica do MMA, Raimundo Deusdará, o cadastramento está agora facilitado. “O CAR é o maior cadastro ambiental já realizado no mundo. O produtor poderá realizar seu cadastramento com segurança e tranquilidade, com apoio técnico do MMA, IBAMA e também órgãos ambientais de produção e de extensão rural do Acre, tendo sua regularização assim efetivada. Vamos disponibilizar e fazer a capacitação da ferramenta em todos os estados brasileiros”, conclui.