Uma comitiva acreana composta por representantes de vários órgãos, realizaram na última semana, visitas técnicas ao Sapiens Parque – instituição de inovação e tecnologia de Florianópolis, em Santa Catarina. A visita teve como objetivo buscar referências e modelos de gestão para a criação do Parque Biotecnológico do Vale do Aquiri, que será implantado no Acre.
Entre o grupo estavam Anderson Abreu, titular da Secretária Estadual de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (SEICT), e Odicleia Camara, presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).
“Dialogamos sobre a importância da tecnologia, empreendedorismo e educação. E além disso, conhecemos o modelo de gestão, para montarmos um grupo de trabalho para a construção do projeto do parque do Acre”, explica Odicleia Camara, titular da Funtac.
A implantação do parque é uma articulação do governo acreano, com apoio da senadora Mailza Gomes (Progressista-AC). E na prática, vai incentivar a inovação tecnológica, por meio da iniciativa privada, além de promover o desenvolvimento científico e econômico da região.
“Conhecemos instituições que são renomadas no país, e, isso nos proporcionou grandes ideias para a construção do nosso projeto. O Parque trará tecnologia de ponta, emprego e renda para a nossa população, porque várias indústrias farão parte desse processo,” ressalta o secretário Anderson Abreu.
O titular da SEICT, lembrou ainda que com a criação do parque, o Acre vai entrar de vez na era tecnológica. ” Desde 2018 existe o marco legal da tecnologia, que vai facilitar muito a implantação do nosso parque tecnológico. Estamos trabalhando para desenvolver a nossa região e o empreendimento vem para proporcionar crescimento da região”, salienta.
Além de representantes da SEICT e da Funtac, a visita contou ainda com dirigentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), e também do Hospital das Clínicas.