Nas Escolas

Educação amplia ações na área da inovação e da tecnologia

O objetivo é fazer com que a inovação e a tecnologia estejam ao alcance de mais estudantes

Diversas atividades na área da inovação e da tecnologia educacional têm sido realizadas pela Secretaria Estadual da Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Centro de Estudo de Línguas (CEL), Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) e Centro de Matemática, Ciências e Filosofia (CMCF).

São cursos e oficinas de Xadrez, Matemática Divertida, Anatomia Humana, Eletrodinâmica e Magnetismo, Iniciação à Robótica, dentre outros. Alguns desses, que já são oferecidos nos espaços disponíveis no Centro de Referências e Inovações Educacionais (CRIE), estão sendo levados agora para as escolas da rede pública estadual.

Segundo a professora Raquele Nasserala, chefe do Departamento de Inovação da SEE, o objetivo é fortalecer o ensino e oferecer ferramentas para que o aluno aprenda com mais facilidade.

“Isso enriquece o ensino já oferecido. Agora, se há uma escola com dificuldade no ensino em algumas das áreas, seja de humanas ou exatas, ou um professor que gostaria de uma metodologia diferente para ensinar determinado conteúdo, o centro dá esse suporte por meio das oficinas”, explica Nasserala.

Na última sexta-feira, 12, foram realizadas Oficinas de Xadrez, Matemática Divertida e de Física para os estudantes da Escola Sebastião Pedrosa, organizadas pelo CMCF.

Enquanto isso, o Centro de Línguas, que iniciou o ano letivo no dia 18 de março, promovia um encontro de acolhimento para cerca de 300 pais de alunos. Oportunidade para que conhecessem o Regimento Interno do CEL, direitos e deveres dos alunos, sugerissem ações e tirassem dúvidas sobre o dia a dia na unidade de ensino.

Cerca de 300 pais participaram da atividade de acolhimento no CEL (Foto: cedida pelo departamento de inovação/ SEE)

“Foi um momento singular para nossa equipe. Essa aproximação com a família é um excelente começo para se desenvolver um bom trabalho e é muito bom também perceber a confiança dos pais em relação à qualidade do ensino aqui no CEL”, relata Kellen Duarte, coordenadora geral do CEL.