Festivais indígenas ganham força em 2016

O Acre é um dos estados amazônicos que abriga parte da diversidade dos povos indígenas brasileiros. Em 2016, avançou fortemente na promoção de festivais indígenas, principal evento realizado para promover a tradição, cultura, espiritualidade e expressões das etnias.

Só este ano, já foram realizados oito festivais nas regiões do Vale do Juruá e Tarauacá/Envira. Todos contam com o apoio do governo.

Só este ano, já foram realizados mais de sete festivais nas regiões do Vale do Juruá e Tarauacá/Envira (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Só este ano, já foram realizados oito festivais nas regiões do Vale do Juruá e Tarauacá/Envira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Em julho tivemos sete festivais, entre eles, o da aldeia Shanenawa em Feijó. Tivemos a festa dos Huni Kuins da Aldeia Boa União, também em Feijó. E tivemos o segundo festival do Caucho, do povo Katukina, da BR-364, em Cruzeiro do Sul. Para fechar, foi realizada mais uma edição do Mariri, do povo Yawanawa de Tarauacá”, contou o assessor Especial indígena, Zezinho Kaxinawa.

O assessor destaca, ainda, que os festivais são importantes, pois, a partir deles, veem-se o encontro, a união dos povos indígenas da região e também de outras regiões. O fortalecimento cultural é muito forte, já que o evento reúne a dança, a culinária, bebidas, pajelanças e outras atividades relevantes.

Em julho, mais uma edição do Festival Mariri, do povo Yawanawa de Tarauacá, foi realizada (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Em julho, mais uma edição do Festival Mariri, do povo Yawanawa de Tarauacá, foi realizada (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A presença do turismo também é bastante marcante nos festivais, que não são tão internos. “É algo forte de reafirmação da cultura, além da integração dos povos indígenas do Acre. Este ano ainda haverá mais uns dois ou três festivais, os quais todos contam com o apoio do governo do Estado”, afirma Kaxinawa.

O festival Yawa do povo yawanawa é um dos que ainda estão por vir. Realizado na última lua cheia de outubro, no alto Rio Gregório, em Tarauacá, o festival já se consagrou um dos mais tradicionais da Amazônia, e em sua XV edição deve reunir participantes do mundo todo.

O festival Yawa do povo yawanawa será realizado na última lua cheia de outubro, no alto Rio Gregório, em Tarauacá (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Festival Yawa do povo yawanawa será realizado na última lua cheia de outubro, no alto Rio Gregório, em Tarauacá (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter