Seis municípios superaram a meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Vacinação continua até 6 de julho
O ano de 2009 registra um dos melhores índices de cobertura vacinal no primeiro dia de campanha contra a poliomielite. No dia 20, 64,45% das crianças de 0 a 5 anos de todo o Estado, de um total de 82.753, receberam a dose da vacina prevista para a primeira etapa de imunização contra a doença. Seis municípios ultrapassaram a meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde: Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Manuel Urbano.
Somente na capital, no primeiro dia de vacinação, 72% das crianças compareceram aos postos. “Esse foi um dos melhores índices atingidos pelo Estado em uma campanha contra a pólio”, ressalta o secretário de Saúde, Osvaldo Leal. Com o slogan "Não dá pra vacilar. Tem que vacinar", o MS quer imunizar 15,5 milhões de crianças de até 5 anos contra a paralisia infantil.
O Brasil conquistou certificado expedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) atestando que não há circulação do vírus da poliomielite no território nacional. O resultado é fruto de trabalho desenvolvido pelos órgãos de saúde do país durante a década de 80.
Confira a tabela com os dados da vacinação no Acre