Binho inspeciona reconstrução da ponte sobre o rio Iaco

Com investimentos de mais de R$5 milhões, obras devem ser concluídas em agosto com tráfego liberado para veículos e pedestres

ponte_de_sena_foto_sergio_vale_3.jpg

Governador Binho Marques e comitiva inspecionam a obra da ponte (Foto: Sérgio Vale/Secom)

antes_depoisponte_de_sena_.jpg

Aos poucos, estrutura antiga com ferrugem é substituída por nova estrutura metálica (Fotos: Sérgio Vale/Secom)

O governador Binho Marques visitou nesta segunda-feira, 29, as obras de reconstrução da ponte sobre o rio Iaco, em Sena Madureira. Marques observou os detalhes da ampla reforma que está recuperando completamente a estrutura e o tabuleiro da ponte construída em 1984. O Governo do Estado, através do Departamento de Estrada de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária do Acre (Deracre) investe mais de R$5 milhões no projeto. Os nós de sustentação estão sendo substituídos para que o tabuleiro de madeira possa ser trocado.

A travessia de pedestres e veículos está sendo  feita por balsa durante as 24 horas do dia. O Deracre tomou a decisão de reconstruir a ponte após avaliação que constatou avarias em sua estrutura tomada pela ferrugem. Estão sendo feitos serviços de melhorias na estrutura metálica, o que dará mais segurança a todos os usuários e elevará de 25 toneladas para 49 toneladas a capacidade de suporte da ponte – praticamente o dobro. "Além disso, a ponte poderá ser usada por mais trinta ou quarenta anos tranquilamente", afirmou Marcos Alexandre, diretor-geral do Deracre.

Responsável pela obra, a Construtora Cidade montou uma grande treliça para substituir a estrutura atual da ponte. Com a treliça – uma espécie de segunda ponte -, os nós e as peças longitudinais (longarinas) estão sendo substituídas gradativamente. Nós e longarinas se encontravam prejudicados pela ferrugem e estão trocados por novas peças em aço maciço de alta resistência.

A previsão da diretoria da empresa e do Deracre é que até a primeira quinzena de agosto a ponte esteja liberada ao tráfego de veículos, pondo fim ao uso da balsa para travessia do Iaco. Serviços como pintura e acabamento, além da travessia de pedestres, terão seguimento com a ponte liberada. A ponte José Nogueira Sobrinho faz a ligação do Iaco à BR-364, conectando as cidades ao longo da rodovia. A estrutura foi construída em 1984 e tem 182 metros de extensão. Seu nome presta homenagem ao ex-prefeito de Sena Madureira.

ponte_de_sena_foto_sergio_vale_5.jpg

Os nós e longarinas da ponte se encontravam todos enferrujados, e agora são substitutídos por novas peças em aço maciço, oferendo mais resistência aos pedestres e motoristas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A BR 364 tem previsão de reabertura para o próximo dia 10 de julho. O rigor do inverno impôs atraso de quase um mês na liberação do tráfego de veículos desde Sena até Feijó. Montanhas de pedra brita foram formadas ao longo da rodovia nas proximidades de Sena como estoque para o trabalho de asfaltamento da BR 364, serviço que já foi retomado pela empresas responsáveis. Como exemplo da complexidade e grandiosidade da obra, o estoque de brita alcança 200 mil metros cúbicos.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter