Acre apresenta resultados em Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal

O evento, organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), reuniu em Belém (PA), de 4 a 8 de dezembro, gestores de todo o país para debater o tema desta edição “Caminhos para um Serviço Veterinário Sustentável”. Na ocasião, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) apresentou os avanços na política estadual de sanidade animal.

O 5° Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (Endesa) possui o status de maior evento de defesa sanitária animal do país, sendo considerado ainda um dos mais relevantes da América Latina.

O Idaf apresentou os avanços na política estadual de sanidade animal (Foto: Cedida)

Livre da aftosa há mais de 12 anos, com reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal, o Acre está em fase de estudos para iniciar o processo, em 2019, de retirada da vacina contra a febre aftosa. No Endesa, o Idaf avaliou, junto a Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, a possibilidade de ingresso de novos municípios nesse processo.

Ronaldo Queiróz, diretor-presidente do Idaf, participou ativamente da mesa redonda sobre “Educação e Comunicação Sanitária nas Fronteiras”, entre estados que fazem divisa com outros países. “Saímos bastante fortalecidos e certos de nossa responsabilidade nos desafios futuros, de manter e incrementar as ações pactuadas, voltadas para a  prevenção e sanidade animal no Acre”, salientou o gestor.

Participaram ainda do encontro o gerente de Defesa Sanitária Animal do Idaf, Mário César Souza, o coordenador estadual do Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, Jean Carlos Torres, a coordenadora de Fiscalização de Trânsito de Animais, Daniela Krüger e o coordenador de Educação em Saúde e Comunicação Social, Kennedy Lins.

A ativa contribuição do Acre no Endesa foi possível devido à parceria consolidada entre o Idaf, o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Acre (Fundepec) e a Federação Estadual da Agricultura.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter