Acre apresenta maior crescimento na frota de veículos do Brasil

Estado chegou à marca dos 115 mil carros e motos. Em 2008, Detran registrou 16% a mais de veículos

carros_foto_sergio_vale_1.jpgHá um veículo automotor para cada grupo de seis pessoas no Acre, relação que, segundo o pesquisador Carlos Franco, do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Acre, é bastante expressiva e dificilmente será encontrada em muitos Estados. No Rio de Janeiro, por exemplo, há um carro por grupo de sete moradores. Em nível de Brasil, a relação é de 1 veículo para 8,8 habitantes.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou nesta terça-feira, 13, os dados mais recentes da frota acreana: já são cerca de 115 mil veículos em todo o Estado, a maior parte concentrada em Rio Branco. "A taxa média de crescimento da nossa frota é de 12,80% ao ano desde 2003", informou Cezário Braga, diretor do Detran. Em 2008, ano em que a crise econômica mundial alcançou sua fase mais aguda, as concessionárias acreanas venderam 16% a mais de veículos em comparação ao ano anterior.

Braga se baseia em dados oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que indicam que o Acre possui, proporcionalmente à sua população, a frota que mais cresce no País e, portanto, a que mais se renova. Para se ter uma idéia do processo de renovação, em 2000 o Acre possuía 45.751 veículos. Naquele ano, a maioria deles apresentava idade variável de cinco a nove anos, números que se mantiveram.

Em 2008, a produção de veículos saltou de 2,97 milhões para 3,21 milhões. Esse dado sugere que a crise econômica mundial não gerou maior impacto no comércio de veículos. "As vendas caíram no começo da crise mas voltaram a crescer em dezembro", disse Braga.

O atual cenário  social e econômico do Acre favorece o crescimento da frota. Para absorver o impacto desse crescimento várias medidas vem sendo adotadas desde 1999, quando o ex-governador Jorge Viana iniciou a reestruturação das vias urbanas da capital, que recebe centenas de novos veículos todos os meses. Obras como a duplicação do acesso ao aeroporto internacional, na BR 364; a construção da Via Chico Mendes, Avenida Antônio da Rocha Viana, Via Verde, Parque da Maternidade, 3ª ponte sobre o rio Acre, 1ª etapa da Nova Avenida Ceará, e duplicação da Avenida Valdomiro Lopes deixaram a cidade com maior capacidade de receber os novos veículos. No Governo de Binho Marques, obras como a 2ª e 3ª etapas da Avenida Ceará e a 4ª ponte sobre o rio Acre são equipamentos que dão eficiência ao trânsito que se transforma a cada ano.

Para atender à demanda, a Prefeitura  produziu em 2008 a partir de debates com a sociedade o Plano Diretor de Trânsito de Rio Branco. O transporte coletivo de Rio Branco possui frota de cerca de 150 ônibus distribuídos em mais de 30 linhas regulares na zona urbana e na área rural. Cerca de dois milhões de passageiros se utilizam do Sistema de Transporte Urbano de Rio Branco (Siturb) todos os meses para se locomover. A Pesquisa de Origem e Destino (POD) realizada pelos órgãos envolvidos na questão do trânsito, indica que 58% dos deslocamentos são feitos a partir da residência do usuário. Em seguida, foram declarados como origem os locais de trabalho e de estudo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter